IPTU 2024

quarta-feira, 21 de março de 2012

Café da manhã com agricultura familiar marca o esforço coletivo para ampliação do cumprimento da lei 11.947/09

A DIREC-05 RECEBEU O RECONHECIMENTO PELO PIONEIRISMO NA COMPRA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PELA AGRICULTURA FAMILIAR
Um delicioso café da manhã foi preparado pelas mulheres da Associação do Orobó, a APRUMO, no último dia 19/03, quando Cooperativas e Associações de Pequenos Produtores Rurais de Valença e região se encontraram para promover dos produtos da agricultura familiar. Sucesso de público, o evento aconteceu no Colégio Hermínio Manoel de Jesus, no Bonfim, onde estavam presentes a Procuradoria Geral do Estado da Bahia, as Secretarias da Educação e da Agricultura do Estado, a Coordenação de Alimentação Escolar da SEC, a SUAF – Superintendência da Agricultura Familiar, a EBDA, o Bando do Nordeste, a ASCOOB Costa do Dendê, a AMUBS, a DIREC-05, dirigentes das escolas estaduais, representantes das prefeituras, secretarias municipais de Educação e de agricultura, a COOFAVA e diversas associações.   

O vereador de Valença, Antônio Barreto, marcou presença no evento e elogiou a iniciativa. Ele e todas as autoridades presentes, além de agricultores, professores e representantes das comunidades rurais conheceram a escola nova do Bonfim e ficaram encantados com a estrutura educacional que o Governo do Estado oferece na zona rural.

O objetivo do encontro foi socializar detalhes sobre a implantação da nova modalidade de aquisições da Secretaria da Educação do Estado, o credenciamento, e juntar forças para melhorar a articulação entre escolas e agricultores familiares.

Elma Jambeiro, Coordenadora de Alimentação Escolar, citou Paulo Freire para destacar o trabalho da DIREC-05. “A Educação sozinha não muda o mundo. Sem ela, tão pouco, a sociedade muda. A DIREC-05 é o exemplo de que quando se quer, não se espera o melhor momento, se faz”.

Ana Carla, assessora da UNICAFES – União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia – ressaltou que a DIREC-05 teve vontade política em comprar alimentação escolar antes mesmo da Lei ser implantada. “Quero registrar aqui que a DIREC-05 foi a pioneira no Estado da Bahia na aquisição dos produtos da agricultura familiar e nos orgulha estar em Valença hoje, aprendendo um pouco dessa articulação que deu resultado”.

A Procuradora Geral do Estado, Maristela Cicerelli, explicou de forma simples o credenciamento das associações e das cooperativas para fornecimento de seus produtos às escolas estaduais. A meta esse ano é investir 28 milhões adquirindo os produtos da agricultura familiar em toda a Bahia. “Parabéns ao Baixo Sul por sair na frente”, disse a Procuradora.

No evento, a APROBATC – Associação dos Produtores do Baixão, Tremendal e Cariri – fez a exposição e comercialização de bolos, sequilhos e bolachinhas. A Associação Três Jueranas também ofereceu degustação de geléias, pães, biscoitos, doces e patês.
(Luana Figueiredo - Direc 5)

Um comentário:

  1. Carlos Silva - Orobó22 de março de 2012 às 11:12

    ESSE PT QUER CONSEGUIR GANHAR A ELEIÇÃO COM CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇOS E ATÉ MESMO JANTAR! ELES NÃO ESTÃO FAZENDO NADA MAIS NADA MENOS QUE CUMPRINDO A LEI APROVADA EM 2009 E SÓ COLOCOU EM PRÁTICA AQUI EM VALENÇA PARA VAVORECER O SEU CANDIDATO, MAS O POVO NÃO ACREDITA MAIS MESTA FORMA DE FAZER POLÍTICA ENCHENDO A BARRIGA DO POVO!

    ResponderExcluir