Respeita as Mina

Respeita as Mina

sábado, 18 de abril de 2020

Prefeitura de Cairu divulga cronograma de entrega do Cheque Solidário...

Ferramenta online de consulta possibilitará saber quem tem direito...
A Prefeitura de Cairu disponibilizou neste sábado (18/04) o cronograma de entrega do Cheque Solidário nas localidades do município arquipelágo. O benefício social busca minimizar os efeitos gerados pela pandemia de Coronavírus. Os recursos para o benefício serão oriundos da TUPA (Tarifa por Utilização do Patrimônio do Arquipelágo), paga por turistas ao chegarem em Morro de São Paulo. O cheque é voltado para famílias em situação de vulnerabilidade social e terá o valor de R$100 para compra de itens da cesta básica, além de itens de limpeza e higiene, que poderão ser adquiridos em estabelecimentos comerciais do próprio município - arquipelágo.


Na Sede do município - arquipelágo a entrega do benefício aconteceu nos dias 17 e 18/04. De acordo com técnicos da Secretaria de Políticas Sociais, o cadastramento dos estabelecimentos comerciais que desejem aceitar o Cheque Solidário continua aberto, maiores informações podem ser obtidas por meio do Diário Oficial do Município no site www.cairu.ba.gov.br . Ainda de acordo com a equipe técnica, tem existido dificuldade de cadastramento dos estabelecimentos comerciais de Morro de São Paulo e Gamboa, por falta de interesse do empresariado em firmar a parceria com a gestão municipal e também por falta de documentação por parte de alguns comerciantes.

Quem Tem Direito
O critério adotado para seleção dos beneficiados foi a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) de famílias com perfil do Bolsa Família e excepcionalmente famílias em situação de vulnerabilidade acompanhadas pelos núcleos do CRAS que não estejam na base do CadÚnico. Aproximadamente 2 mil famílias cairuenses serão beneficiadas com a iniciativa, a previsão inicial é que o programa tenha duração de dois meses.

Consulta Online
A consulta para saber se tem direito ao Cheque Solidário pode ser feita na internet por meio do link https://www.realetech.com.br/consulta/

Para realizar a consulta basta nome completo e data de nascimento. O beneficiário pode realizar a consulta também com o número do NIS(Número de Identificação Social), este número pode ser consultado nos extratos do FGTS enviados pela Caixa Econômica Federal, no Cartão Cidadão ou na própria carteira de trabalho. O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número.

Medidas de Segurança e Cronograma de Entrega
A entrega dos cheques acontecerá nas unidades escolares de cada localidade, o ordenamento para evitar aglomerações contará com o apoio da Guarda Municipal. A Prefeitura de Cairu reforça a necessidade dos cidadãos redobrarem a atenção aos cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde e Ministério da Saúde, respeitando o distanciamento mínimo entre as pessoas, utilizando máscaras de pano e dirigindo - se às unidades escolares apenas após a consulta online para saber se tem direito ao benefício.

Confira o cronograma de entrega:
Segunda-feira (20/04)
Galeão - Creche Rural
Torrinhas - Colégio Quilombola de Torrinhas
Tapuias - Escola Cherubim Melgaço Palma
Canavieiras - Escola Esperidiana Moura

Terça-feira (21/04)
Garapuá - Escola José Gomes Aragão

Quarta-feira (22/04)
Boipeba - Colégio Modelo de Boipeba
(Observação: os moradores de Monte Alegre Moreré devem aguardar nas próprias comunidades o Cheque Solidário ser entregue pelo administrador local).

São Sebastião - Escola Municipal de São Sebastião

Quinta-feira (23/04)_
Gamboa - Colégio Modelo da Gamboa
Morro de São Paulo - Creche Nossa Senhora da Luz (Praça Aurelino Lima)

Sexta-feira (24/04)_
Zimbo - Creche Luís Eduardo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário