IPTU 2024

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Reisado de São Benedito é festejado em Cairu neste domingo

Mantendo a tradição quadricentenária, os moradores de Cairu celebrarão o Reisado de São Benedito no próximo fim de semana. Os festejos louvarão o padroeiro da cidade, unindo em harmonia o sagrado e o profano com muita música e sincretismo. A festa, tradição do Brasil Império, tem na noite de sábado apresentações com atrações musicais. Os festejos seguem no domingo, a partir das 10 horas, com celebração da missa solene e cortejo pelas ruas da cidade com a participação de grupos culturais - Congos, Chegança, Fanfarra e a Filarmônica Centro Popular Cairuense -, além de shows à noite.

O ponto alto do festejo é quando as famílias voltam a se reunir no adro do convento para o anúncio do novo reinado. Neste momento acontece a descida da bandeira de São Benedito. No mastro estão presas folhas de diversas ervas medicinais que, segundo a tradição religiosa, servem para curar diversas enfermidades. Por isso mesmo são disputadas entre os presentes.

Além da programação religiosa, a Prefeitura de Cairu, através da Secretaria da Cultura, preparou uma programação especial com uma série de shows que acontecerão no sábado (11) e domingo (12). No palco, atrações como Banda Samba Connós, Flavinho e a Carreta, Lucinho Mendes, Tom Black, Pirilampo, Sinho Bernardo e Canindé irão animar a festa.

São Benedito
O santo protetor dos negros e escravos, conhecido mundialmente, tem uma história de vida repleta de valores humanos admirados por devotos e adoradores. A simplicidade, humildade, amor a Deus e ao próximo são algumas das características que tornaram São Benedito uma referência religiosa, inicialmente em Portugal.

O dia 26 de Dezembro foi escolhido para celebrar o culto a São Benedito, tornando-se uma tradição que vem do Brasil Império até hoje, rica em sincretismo religioso e muitas manifestações culturais repletas de história e cores adornadas com miçangas e lantejoulas. Em Cairu, a celebração acontece sempre no segundo domingo de janeiro, em virtude das celebrações da Festa dos Santos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário