Respeita as Mina

Respeita as Mina

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Prefeitura de Cairu e Sesab promovem seminário sobre controle da esquistossomose...

Cairu recebeu durante os dias 18 e 19 de julho, o Seminário do Programa de Controle da Esquistossomose. A atividade promovida pela Secretaria da Saúde do Estado, através da diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), foi solicitada pela gestão municipal em 2018 por intermédio da secretária de Saúde de Cairu, Italuana Guimarães, para capacitação dos enfermeiros, agentes comunitários de endemias e de saúde do município- arquipélago e conta com total apoio da Prefeitura de Cairu. A iniciativa foi muito bem acolhida e apoiada pelo Núcleo Regional Sul Ilhéus através da ex-Coordenadora Mariza Eduane, pela atual coordenadora do NRS- Ilhéus Domilene Costa, pelo coordenador da DIVEP Gabriel Muricy e Diretora da DIVEP Jeane Magnavita. Equipes de saúde das cidades vizinhas também estão participando da qualificação que tem como principal objetivo capacitar e instrumentalizar profissionais para a implantação e implementação das ações de vigilância e controle da doença, considerada um grave problema de saúde pública na Bahia.

Durante o evento, que aconteceu nas dependências da Câmara de Vereadores, foram abordados temas como os aspectos clínicos da esquistossomose, os desafios para a prática da vigilância à saúde, educação em saúde, panoramas regional e estadual da esquistossomose. Diversos palestrantes, a exemplo do médico infectologista Dr. Antônio Bandeira e da Sanitarista da Divep Marta Lima, abrilhantaram o evento elucidando dúvidas dos profissionais presentes e abordando técnicas de diagnóstico e tratamento. A doença, transmitida por veiculação hídrica, tem como principais sintomas náuseas, dor de cabeça e vômito, podendo levar ao aumento do baço e do fígado, conhecido como "barriga d'água". 

De acordo com a secretária municipal de Saúde, a ideia é que as equipes trabalhem na prevenção. "Cairu é municipio essencialmente ribeirinho, é fundamental que os profissionais da Saúde estejam capacitados tanto para auxiliar a comunidade com medidas preventivas, bem como estejam aptos para identificação precoce da doença, oferecendo um tratamento mais eficaz para população. Estamos também muito satisfeitos em recepcionar os municípios da região nesta capacitação tão importante para todos. Um agradecimento ao nosso prefeito Fernando Brito que não mede esforços em viabilizar tudo que é necessário a saúde em benefício a cidadão cairuense", frisou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário