IPTU 2024

quarta-feira, 12 de junho de 2019

Boipeba celebra o Divino Espírito Santo...

A tradicional Festa do Divino é celebrada sete semanas após a Páscoa, no domingo de Pentecostes, marcando a chegada do Espírito Santo sobre os apóstolos de Cristo, sob a forma de 'línguas de fogo', segundo conta o Novo Testamento. Em Boipeba, como em tantas outras cidades brasileiras, os festejos ao Divino são marcados por um forte traço religioso, mas também por um grande apelo cultural. Os festejos deste ano tiveram como tema "Igreja Comunicação, lugar de vivência e transmissão da fé dos iniciados em Cristo" e começaram no dia 31 de maio, com o hasteamento da bandeira e início do novenário, já no dia dois foi realizada a Lavagem da Igreja do Divino, com destaque para o cortejo das baianas e adeptos do Candomblé, dos grupos de capoeira e do Bumba Meu Boi, que se misturaram banhando de diversidade a comunidade e visitantes. 

No último domingo (09), a culminância dos festejos aconteceram com missa solene e procissão pelas ruas da Velha Boipeba, acompanhada pela centenária filarmônica Centro Popular Cairuense. O prefeito Fernando Brito participou da celebração tendo ao seu lado a primeira-dama Adriana Brito, bem como o vice-prefeito Maneca Ché, os secretários Graça Peleteiro (Cultura ), Luana Figueiredo (Educação), Valdinei da Cruz (Administração), Fabiano Campos (Especial do Morro de São Paulo) e Ally Ché (Pesca), Estiveram presentes também o diretor do Cecame Emanoel Ribeiro, o presidente da Câmara Municipal Abdon Ché e os vereadores Tião Alves e Ivan Boaventura, entre outros amigos e assessores.

Já na segunda-feira (10), a comunidade da ilha rendeu homenagem ao protetor dos pescadores de Boipeba, São Francisco de Assis, com procissão marítima e missa votiva.

Paralelo à programação religiosa e cultural, a Prefeitura de Cairu promoveu uma vasta grade de shows, que ajudaram a movimentar o comércio local durante três dias de festa. Passaram pelo palco principal, montado na Praça Santo Antônio, as bandas Saiddy Bamba, Tom Black, Esquema Quente, Tio Barnabé, Bom Te Ver, Gil Barbosa, Alex Max, Samba Connós e Mara Ribeiro.

O prefeito Fernando Brito destacou a vitalidade e a riqueza cultural da festa do Divino. "A celebração ao Divino Espírito Santo é uma das maiores e mais antigas tradições do nosso arquipélago. Uma tradição de fé que se mantém por séculos e a cada ano se renova tornando a festa ainda mais bela e significativa, com uma intensa participação da comunidade de Boipeba e a presença de cairuenses de outras ilhas", pontuou Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário