IPTU 2024

quinta-feira, 7 de março de 2019

Com estrutura inovadora CarnaGamboa promove quatro dias de folia...

Inovando com uma estrutura montada na praia, agregando ao evento uma das mais belas paisagens do município-arquipélago, a Prefeitura de Cairu, com o apoio do Governo do Estado(Bahiatursa), realizou mais uma edição do já tradicional CarnaGamboa, entre os dias 02 e 05/03, tendo como tema "Folião Consciente, Cuida do Meio Ambiente". No sábado, o evento começou com a galera jovem trazendo uma mensagem de conscientização ambiental "Praia Linda, é Praia Limpa!" com o Bloco da Juventude, coordenado pela Secretaria Municipal da Juventude, e também apresentação de dança dos jovens da Gamboa e do Galeão. A noite foi de muita música ao som dos sucessos do verão com as bandas Pegadeira, Tomaki, Dayane Félix, Kole I Pan, Ideia Xekke e Mais Ke Hits. A festa prosseguiu no domingo com Hyago Danadinho, Medida A2, Dzejo Kente, Samba SD, Beto Amazonas, Léo Oliveira e Sakulejo. Já na segunda-feira, a galera meteu dança ao som de Patrulha do Samba, Kart Love, Pirilampo, Júnior Boy, Alex Gomes, Ramon e seus Teclados e Deny Plys. Para encerrar em grande estilo, o palco principal foi comandando na terça-feira por Mambolada, Sintonia Vip, Karamba na Kara, Fábio Márcio, Paulinho Viana e Lucas Barreto.

De acordo com o prefeito Fernando Brito, o sucesso do CarnaGamboa se deve não apenas à estrutura de palco e produção dos shows mas, também, ao trabalho em conjunto de toda administração municipal, com muita dedicação para que tudo ocorra da melhor forma possível no evento, com destaque para atuação da Superintendência Administrativa da Gamboa, das Secretarias da Cultura, Saúde, Turismo e de Governo, e ainda das equipes de iluminação pública, do salva-mar, da fiscalização dos ambulantes, além da equipe de limpeza que este ano com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável contou com a ampliação do número de lixeiras em todo o circuito. As parcerias da administração municipal com as Polícias Civil e Militar também foram destacadas pela gestor municipal, pois mais uma vez garantiram a segurança e a tranquilidade das famílias que escolheram acertadamente a Gamboa como destino durante os quatro dias de festa.

Cultura
O CarnaGamboa 2019 foi oficialmente aberto pela Levada Cultural, coordenada pela Secretaria Municipal da Cultura, com o Rei e Rainha do Carnagamboa, Jamile Santos e Michael Mendes, acompanhando os blocos do Samba de Roda Nossa Senhora da Penha e o Bloco dos Caretas, desde o bairro do Toque até a Praia Linda.

O Bloco do Samba de Roda Nossa Senhora da Penha, formado por filhas da Gamboa homenageou Titinga, que antes de falecer, teve sua vida dedicada ao Samba da Gamboa. O grupo Sabor de Álcool acompanhou o bloco ao som de marchinhas de antigos carnavais.

Já o Bloco dos Caretas de Cairu, conquistou crianças e adultos com sua indumentária colorida e seus instrumentos de trabalho (enxadas, ferro, búzios) transformados em instrumentos percusivos que permitem a perfeita integração dos foliões com a cultura cairuense. Os Caretas de Cairu são também conhecidos como Zambiapunga e tiveram seu registro concedido pelo IPAC como Patrimônio Imaterial da Bahia.

Saúde
Como parte integrante do Projeto Patrulha Verão, a Secretaria da Saúde de Cairu por meio da Vigilância Sanitária, realizou inspeção dos ambulantes que atuam no circuito do CarnaGamboa 2019 tendo por objetivo orientar os estabelecimentos manipuladores de alimentos a seguirem as práticas corretas de manipulação e higiene, evitando as doenças transmitidas por alimentos, devido ao calor, manuseio, acondicionamento e transporte, comum nesse período do ano. Também foi realizada panfletagem e distribuição de preservativos alertando sobre a prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. Todos os ambulantes e os comerciantes participaram ainda da oficina de capacitação promovida pelas Secretarias de Saúde e de Turismo em parceria com o SEBRAE que tiveram como tema "Boas Práticas na Manipulação de Alimentos" e " Qualidade de Atendimento ao Cliente". A turma da saúde também ficou de plantão para atender as possíveis emergências e urgências durante todo o feriadão. A Secretaria Municipal da Saúde reforçou o número de médicos e enfermeiros, além do transporte emergencial de ambulâncias e ambulanchas que funcionaram 24 horas por dia para garantir o pronto atendimento marítimo e terrestre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário