IPTU 2024

sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Secretaria de Saúde de Cairu adere a Campanha Novembro Azul mais uma vez...

Em 2018, a campanha Novembro Azul completou 15 anos. Criado em 2003, na Austrália, ela tem o objetivo de alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico de doenças que afetam os homens. Os fatores de risco para o câncer de próstata, doença cercada de preconceitos e silenciamento por parte da população masculina, se refletem com o avançar da idade. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos. 

Buscando enfatizar para população masculina a importância da prevenção e a realização de exames de rotina para combater esse tipo de câncer, a Prefeitura de Cairu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, mais uma vez aderiu a campanha. Durante todo o mês de novembro foram realizadas atividades nas Unidades de Saúde do arquipélago. Equipes multidisciplinares compostas por médico, enfermeiro,fisioterapeuta, educadores físicos e psicóloga promoveram estratégias de conscientização através de palestras, dinâmicas e atividades físicas. 

A secretária de Saúde, Italuana Guimarães, reforça a importância da campanha, mas lembra que durante todo o ano a secretaria desenvolve ações voltadas para o público masculino. "A Secretaria de Saúde de Cairu buscando promover ações preventivas implementou a Política de Atenção à Saúde do Homem como rotina nas Unidades Básicas de Saúde do município. Um cronograma de atividades foi montado com atividades mensais, abrangendo todas as ilhas do arquipélago. A iniciativa foca nos homens de 20 a 59 anos de idade, estimulando o autocuidado e, principalmente, o reconhecimento de que a saúde é um direito social básico e de cidadania de todos os homens brasileiros", frisou a secretária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário