Respeita as Mina

Respeita as Mina

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Mudanças na Advocacia...

Por Alcides Bulhões*
Advocacia passa por mudanças profundas. Cada vez mais, jovens tomam posse na Ordem dos Advogados do Brasil e tem sido tendência nacional a ocupação de cargos de representatividade, em que pese as restrições de parte de alguns tradicionalistas.

Na Bahia, somente nos últimos 8 oito anos, cerca de 25 mil novos advogados(as) tomaram posse e demonstram a imperiosidade de um novo olhar, mais jovem.

Sob a Presidência do Professor Luiz Viana, a Seccional demonstrou que, OAB forte, também é OAB Jovem; na medida do que o Conselho Consultivo da Jovem Advocacia obteve importante papel na tomada das decisões estaduais.

Em algumas Subseções, em que pese o grande exemplo da Seccional, a disponibilização de representatividade da jovem advocacia tem sido um grande tabu.

Vê-se imperioso o fortalecimento desse NOVO olhar. Renovar não é desrespeitar aquilo que já foi feito; mas agregar àquilo existente, mudanças que são imprescindíveis para o acompanhamento das novas tendências que a sociedade moderna clama.

No âmbito nacional, há muito que se defende a quebra da reserva de barreira, para permitir maior participação da jovem advocacia nos cargos diretivos.

O(A) advogado(a) é obrigado(a) a votar, independentemente do seu tempo de inscrição nos quadros da Ordem. Entretanto, este mesmo advogado(a) não pode ser eleito(a) caso tenha menos de cinco anos de registro. A consequência é a perda da participação de advogados(as) em início de carreira, muitas vezes jovens, nos quadros diretivos da OAB.

Defendemos que a OAB tenha sucesso junto ao Congresso Nacional na modificação legislativa que permita, ampla e justa participação dos jovens em cargos de direção da instituição.

Não são poucos os casos em que, embora jovens, vê-se a grande capacidade de contribuir com o fortalecimento da classe.

Garantir a participação do jovem é imprescindível. Somente assim, com a verdadeira representatividade democrática, a OAB estará forte e atuante.

Sempre em frente. Avante!
________________________
*Alcides Bulhões é Advogado; Membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Estadual; Subprocurador do Município de Cairu; Mestrando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autônoma de Lisboa - Portugal; Bacharel em Direito pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC; Ex-Presidente do Comitê de Estudos de Direito Civil - CEDIC; Organizador de Eventos Jurídicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário