IPTU 2024

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Valença recebe a Exposição Itinerante Navio Negreiro Hansen Bahia e Castro Alves...

Salvador exerceu um papel de destaque na América Portuguesa, sendo a porta de entrada para milhares de africanos que eram transportados nos navios negreiros, através do tráfico transatlântico de escravos, segundo o pesquisador Carlos da Silva Jr. A situação de desumanidade vivida pelos africanos a bordos dos navios incomodou o poeta baiano Castro Alves e o artista alemão Hansen Bahia, que retrataram através da arte, a dor dos negros tirados de suas origens. O resultado das produções dos artistas poderão ser apreciadas pela população valenciana, na Exposição Itinerante Navio Negreiro Hansen Bahia e Castro Alves. Com curadoria de Ayrson Heráclito e idealizada pelo Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade vinculada a Fundação Pedro Calmon/SecultBa, a exposição será aberta ao público na sexta-feira (20), às 19h, no Centro de Cultura Olívia Barradas.

“O objetivo dessa exposição é para que nunca esqueçamos o quanto foi, e é, perverso e desumano o sistema colonial-escravista. Ver Hansen e ler Castro Alves é um exercício ético e estético absolutamente necessário e contemporâneo” afirma Heráclito.

Contemplando a mostra haverá, também no Centro de Cultura, a oficina de Xilogravura, que será ministrada pelo artista plástico Zimaldo Baptista. As atividades ocorrerão na quinta-feira (26), com uma turma às 9h e outra às 14h e, na sexta – feira (27), com uma turma também às 9h. Formado em Artes Visuais, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Zimaldo foi um dos participantes da XI Bienal do Recôncavo da Bahia.

Valença será a penúltima cidade a receber a Exposição, que já passou por dez municípios baianos. Segundo Rafael Fontes diretor do CMB essa é uma forma de levar o público à reflexão sobre esse momento da história do Brasil. “A história precisa ser pensada e discutida nos dias de hoje. Por isso, a exposição itinerante leva para as cidades oficinas, debates e discussões sobre o que foi a escravidão”, disse Rafael.

CMB - O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Serviço
O quê: Exposição Itinerante Navio Negreiro – Castro Alves e Hansen Bahia e oficina de xilogravura ministrada pelo artista plástico Zimaldo Baptista, com turmas nos dias 26 (manhã e tarde) e 27 (manhã), no Centro de Cultura Barradas.

Quando: Abertura 20 de abril / encerramento 29 de abril
Onde: Centro de Cultura Olívia Barradas
Maiores informações: 71 3117 6067 / cmb.fpc@fpc.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário