IPTU 2024

sábado, 24 de março de 2018

Prefeitura de Valença firma acordo para reforma dos casarões da Praça da República...

A prefeitura Municipal de Valença, através da secretaria de infraestrutura, firmou na manhã da última quinta-feira, (22/03), um Termo de Acordo e Compromisso – TAC, Nº 01/2018, entre o Poder Executivo e o Empresário Hilton Couceiros de Matos, tendo como objetivo estabelecer critérios quanto a proteção do patrimônio histórico tombado pela Lei Municipal 188/2017 e inventariado pelo IPAC, no volume 5. 

Os dois casarões localizados na Praça da República serão restaurados e foi fixado acordo com o proprietário, sendo permitida a demolição da fachada e na restauração será mantida as características originais, também ficando estabelecido que será mantida uma parede interna de estrutura antiga (Parede Memorial) que após reforma ficará aberto ao público para visitação. 

Sendo Valença uma cidade colonial é importante para o município valorizar o seu patrimônio, para tanto cuidar e preservar o patrimônio cultural construído é um grande desafio na atualidade. Observando o crescimento da cidade, o déficit habitacional, a expansão imobiliária e os impactos ambientais são fatores que desafiam a gestão pública a confrontar o grande desenvolvimento, com a necessidade de minimização de impactos ambientais e sociais. 

Para Valença é um momento histórico, nunca houve gestão que firmasse tal compromisso com a memória local. A secretária Interina de Infraestrutura Priscila Cardoso destaca que a participação do conselho de cultura, juntamente com a gestão e o proprietário de um imóvel fazendo um acordo desse porte é um momento determinante na valorização do patrimônio local. 

Acrescentou ainda que a demolição da fachada ocorrerá de forma imediata, será reaproveitada as pedras originais na reconstrução e ficou estabelecido um prazo de 75 meses para a conclusão da restauração. 

Ficou ainda firmado a possibilidade de novas restaurações inclusive dando-se uma atenção especial ao Teatro Municipal. Para o prefeito Ricardo Moura, a importância de conservar um imóvel que é considerado parte de um patrimônio do município está no fato, deste se constituir registro material da cultura de nossa comunidade em determinada época e lugar, um registro da nossa história local a preservação engloba, de maneira mais ampla, todas as ações que beneficiam a manutenção do bem cultural. “Cuidar do nosso patrimônio histórico é também um compromisso de nossa gestão”. 



Prefeitura de Valença, cuidando de nossa gente! 



Fonte: ASCOM – Prefeitura Municipal de Valença. 

Fotos: Valdemir Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário