IPTU 2024

sábado, 24 de março de 2018

Prefeitura de Cairu Inicia Recuperação Ambiental e Paisagística da Fonte da Bica na Gamboa...

A escassez hídrica tem impactado o cotidiano das pessoas. Os motivos desta situação são vários, desde a gestão dos recursos hídricos até os desperdícios e menor quantidade de chuvas. Pensando em minimizar esses impactos para a população cairuense, a Prefeitura de Cairu, através da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, promove a recuperação ambiental e paisagística dos corpos hídricos do arquipélago, iniciando pela Fonte da Bica na Gamboa.

De acordo com a secretária do Desenvolvimento Sustentável, Fabiana Pacheco, a recuperação faz parte das ações de compensação ambiental promovidas pela gestão municipal a partir da emissão de licenças ambientais. “As compensações ambientais visam reparar os impactos ambientais resultantes do funcionamento/instalação de atividades licenciadas no nosso município”, frisou Pacheco.

Segundo Espedito Júnior, engenheiro da BRN Patrimoni LTDA, responsável pela obra, por ser uma área dentro de uma Unidade de Conservação, a APA das Ilhas Tinharé e Boipeba, é necessário ainda mais preocupação em compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável dos recursos naturais. “A revitalização da Fonte da Bica demonstra a preocupação da Prefeitura de Cairu e da BRN Patrimoni em conservar o patrimônio natural e, em especial, os corpos hídricos do arquipélago, numa época de grande preocupação com a escassez hídrica”, destacou o engenheiro.

A revitalização tem prazo de conclusão para 60 dias e prevê o plantio de espécies endêmicas do bioma Mata Atlântica, instalações de lixeiras de coleta seletiva, construção de bancos de madeira (eucalipto), drenagem de águas pluviais com instalação de manilhas, passarela de madeira no caminho de acesso à Bica, fixação de placas informativas com ações relativas à preservação ambiental da fonte, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário