Respeita as Mina

Respeita as Mina

segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Prefeitura de Cairu busca viabilizar implantação de roldão mecanizado para agricultura familiar...

Buscando conhecer novas técnicas de beneficiamento do dendê, o prefeito de Cairu Fernando Brito, acompanhado do secretário da Pesca e Agricultura Ally Ché, de técnicos da secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia (SDR) e da assessoria do deputado federal Luiz Caetano, esteve visitando, na última sexta-feira (01), um roldão localizado no distrito de Palmas, município de Jaguaripe. A localidade é um dos principais centros mecanizados de beneficiamento de dendê do Baixo Sul.

Durante a visita técnica foram abordadas todas as etapas do beneficiamento, desde a esterilização, passando pela debulha, digestão e prensagem. Todo o conhecimento adquirido servirá como base para a implantação de um roldão em Cairu, favorecendo diretamente a agricultura familiar. A iniciativa será uma parceria entre a administração municipal de Cairu e a SDR; junto ao órgão estadual também encontra-se protocolado o requerimento de um trator para atender os pequenos agricultores. 

"Estamos buscando iniciativas que possam fortalecer a agricultura familiar em Cairu, para que este setor seja mais um propulsor da economia e, consequentemente, de geração de renda para os cairuenses", ressaltou Fernando Brito. 

Azeite de Dendê
Em todas as suas formas, o azeite de dendê é hoje o óleo vegetal mais produzido e mais consumido no mundo, seguido pelo óleo de soja e pelo óleo de canola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário