IPTU 2024

quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Secretaria da Saúde de Cairu promove ações antitabagismo...

No mês de agosto celebra-se o Dia Nacional de Combate ao Fumo, a secretaria municipal da Saúde de Cairu, através do NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família, vem realizando uma série de ações para conscientizar a população sobre essa prática extremamente prejudicial à saúde. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o tabagismo como uma epidemia global, responsável por cerca de 6 milhões de mortes anuais, dos quais mais de 600 mil por exposição involuntária à fumaça do tabaco, denominada tabagismo passivo. Essa epidemia, de acordo com a OMS, pode matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030, caso nada seja feito. A OMS considera que mais de 80% dessas mortes evitáveis estarão entre pessoas que vivem em países de baixa e média renda.

O NASF é uma equipe multiprofissional composta por técnicos de diferentes campos do conhecimento, como Psicóloga, Nutricionista, Assistente Social, Fisioterapeuta ,Acupunturista e Educadores Físicos, que devem atuar de maneira integrada e apoiando os profissionais das equipes da Saúde da Família e da Atenção Básica para as populações específicas. A função primordial é o apoio matricial à atenção básica, a atuação ocorre de forma técnico-pedagógica, através de atividades educativas e clínico-assistencial ,além de visita domiciliar. O NASF atua de forma itinerante, com propostas de atividades nas sete Unidades da Saúde da Família e nas duas Unidades Satélites do Município-Arquipélago de Cairu.

A ação "Uma Vida sem Tabaco" percorreu diversas localidades do Município, entre elas Morro de São Paulo, Gamboa, Galeão, Zimbo, Boipeba, São Sebastião e também a Sede. Um dos objetivos foi orientar as pessoas sobre os malefícios causados pelo tabaco. Centenas de pessoas, entre eles estudantes, usuários, trabalhadores da educação e da saúde e comunidade de modo geral, participaram das atividades, que abrangeram faixas etárias dos 8 aos 50 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário