Respeita as Mina

Respeita as Mina

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Cairu realiza V Conferência Municipal de Saúde e I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde...

Nesta terça-feira (25) foram realizadas no Convento Santo Antônio a V Conferência Municipal da Saúde de Cairu e a I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. Os eventos, coordenados pelo Conselho Municipal da Saúde e pela Prefeitura de Cairu, através da secretaria da Saúde, reuniram a comunidade local, usuários do SUS, profissionais da área, representantes do Estado, Sesab - Núcleo Regional da Saúde Sul, DAB, DIVE, além de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo para discutirem o tema "Saúde como Direito e Qualidade de Vida".

Os objetivos das conferências foram avaliar a política municipal de saúde, de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde; definir a formulação da Política Municipal de Saúde; definir diretrizes que possibilitem o fortalecimento da participação social na perspectiva da plena garantia da implementação do SUS (Sistema Único de Saúde) e reorganizar o modelo de atenção de vigilância em saúde, através da discussão dos problemas de saúde no município e da proposição de diretrizes para atualizar o Plano Municipal de Saúde.

A secretária de Saúde, Italuana Guimarães, ressaltou a importância das conferências. "É no espaço das conferências que a sociedade se articula para garantir os interesses e as necessidades da população na área da Saúde e assegurar as diversas formas de pensar e fazer o SUS, assim como para ampliar, junto à sociedade, a disseminação de informações sobre o sistema, para fortalecê-lo", destacou a secretária.

Após a apresentação do tema central aos participantes, grupos foram formados para a discussão dos eixos temáticos e elaboração das propostas, que depois da votação serão encaminhadas à I Conferência Macroregional de Vigilância. Também foram eleitos os representantes do município, que irão defender as propostas eleitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário