IPTU 2024

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Meninos já podem se vacinar contra HPV em Cairu

Chegou a vez dos meninos também se prevenirem contra o HPV. Já está disponível na rede municipal de saúde de Cairu a vacinação para os meninos de 12 a 13 anos contra o HPV. As pessoas que vivem com HIV/AIDS de 9 a 26 anos também podem tomar a vacina, mediante prescrição médica. Já a imunização para meninas de 9 a 14 anos continua no calendário vacinal, disponível em todas as Unidades de Saúde.

Duas doses 
O esquema vacinal contra o HPV para meninos será de duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. Já para os que vivem com HIV, o esquema vacinal é de três doses, com intervalo de dois e seis meses, respectivamente.

Benefícios
A vacina protege meninos contra cânceres de pênis, garganta e ânus, doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV, enquanto as meninas são protegidas contra o câncer de colo de útero.

Segundo o Ministério da Saúde, estudos feitos em outros países mostram que a inclusão dos meninos contribui para a diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, já que isso possibilita a diminuição da circulação do vírus na população, o que beneficia o público feminino.

Transmissão e consequências
O HPV é altamente contagioso e a transmissão acontece principalmente pelo contato sexual. A vacina distribuída pelo SUS é quadrivalente, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dois deles (o 6 e o 11), estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) estão relacionados com 70% dos casos de câncer do colo do útero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário