Respeita as Mina

Respeita as Mina

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Lavagem do Amparo atrai milhares de devotos‏ em Valença...

Com quase um século de caminhadas, alegria, fé e muita tradição, a Lavagem do Amparo, em Valença, se repetiu neste domingo (25), com todos os ingredientes de uma grande festa. Padroeira de Valença, Nossa Senhora do Amparo, para os católicos, Oxum para o povo de santo, mais uma vez foi reverenciada e contou com uma multidão que saiu da Praça da República indo até a Colina Sagrada, onde fica o templo da Santa e é realizada a tradicional lavagem. Considerada a principal manifestação popular religiosa do município, o ritual se repete a cada ano, sempre no último domingo que precede ao início do novenário.

À frente do cortejo, a prefeita Jucélia Nascimento, ao lado do povo de santo e acompanhada de toda sua equipe de governo, foi seguida por uma multidão formando um imenso “tapete branco”. Com vasos pintados por artistas valencianos, o visual das baianas se transformou em uma verdadeira obra de arte, captada por lentes de máquinas fotográficas e milhares de aparelhos celulares. “Foi uma festa digna dos velhos tempos”, comentou Cláudia Pereira, moradora do bairro da Bolívia.

“Queria agradecer a todos que participaram desta festa, independente de credo ou posição política. A fé e a cultura se transformam em união, neste momento em que Valença mais uma vez demonstra ser uma cidade de um povo alegre e corajoso”, disse Jucélia durante a lavagem, das escadarias da Igreja.

Durante o percurso, grupos políticos foram se juntando ao cortejo, engrossando assim, o imenso tapete branco., que recebeu aplausos de moradores e pessoas que assistiram à caminhada.

A realização do evento foi do Governo de Valença, através da Secretaria da Cultura, que vem trabalhando para o resgate das tradições culturais do município.
(Magno Jouber – Ascom PMValença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário