IPTU 2024

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Secretaria da Educação de Cairu realiza Formação para Prova Brasil...

A Prefeitura de Cairu, através da Secretaria Municipal da Educação (Seduc), realizou nos dias 20, 21 e 27 de agosto encontros pedagógicos focados na formação para Prova Brasil, envolvendo gestores e coordenadores de todas as escolas. A capacitação proporcionou debates sobre os conteúdos avaliados nas provas, a metodologia de formulação das questões, trabalhou métodos de leitura e resolução de problemas, além de promover o entendimento dos resultados, permitindo situar cada unidade escolar no processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de Língua Portuguesa e Matemática.

As explicações pedagógicas das estatísticas da Prova Brasil, expostas pelos professores-palestrantes Edilton Arandiba e Rosângela Góes, ajudaram os participantes interpretarem o nível de proficiência dos estudantes em língua portuguesa, matemática e no entendimento da pontuação do exame. "Incluímos neste treinamento gestores e coordenadores de todas as séries, porque a Prova Brasil não se trata de um exame estanque, momentâneo, sem inferências. Ela é aplicada somente nas séries finais dos Ensinos Fundamentais I e II, mas objetiva avaliar amplamente as competências de Língua Portuguesa e Matemática construídas ao longo do tempo; competências, essas, que só aparecem a partir de um trabalho pedagógico diferenciado e não com exercícios mecânicos, como a aplicação em massa de simulados, que por melhor que seja a intenção, trata-se de um grande equívoco, disse a mestra Rosângela Góes.

Para a secretária da Educação de Cairu, Isabela Brito, os principais objetivos da formação foram capacitar os profissionais da Educação de forma continuada e fazer com que os estudantes do município tenham um bom aproveitamento na Prova Brasil. "Vejo a Educação como um todo. Nosso currículo escolar busca melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) a partir de metas próprias, pautadas pelos Projetos Pedagógicos (PPP) de cada escola, diante da nossa condição de município-arquipélago. Por isso, além da grande importância da preparação para a Prova Brasil, intencionamos esclarecer a comunidade escolar o que é essa avaliação para sabermos utilizar os resultados em benefício dos processos de ensino-aprendizagem, dando sentido à transformação da nossa prática pedagógica, nos melhorando e assegurando, no dia a dia, a aprendizagem dos nossos estudantes. É isso que importa", afirmou Isabela.

PROVA BRASIL 2015
A Prova Brasil 2015 será realizada no próximo mês de novembro, envolvendo todo o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com suas avaliações em larga escala que fazem parte do sistema compõem o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Saeb é composto pela Prova Brasil, cujo nome oficial é Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Aresc), e pela Avaliação Nacional da Educação Básica (Aneb), popularmente conhecida apenas como Saeb. A Prova Brasil será realizada nas escolas públicas de zonas rurais e urbanas que tenham um mínimo de 20 estudantes nos 5º e 9º anos (antigas 4ª e 8ª séries). Já a Aneb é aplicada em turmas de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e de 3ª série do Ensino Médio, em uma amostra de escolas das redes pública e particular.


Nenhum comentário:

Postar um comentário