Respeita as Mina

Respeita as Mina

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Diálogos Culturais no Baixo Sul, de 18 a 21, no Centro de Cultura de Valença...

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), através da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult), realizará dois grandes eventos, no município de Valença, Território Baixo Sul da Bahia. De 18 a 20 de agosto, acontecerá o Encontro de Coordenadores dos Centros de Cultura e Representantes Territoriais de Cultura da Bahia (RTC’s), no Centro de Cultura Olívia Barradas. A abertura oficial será dia 18, às 17h, aberta a prefeitos e secretários municipais, produtores, artistas e grupos culturais, conselhos municipais de cultura, pontos de cultura e demais ‘atores’ envolvidos com a cultura do Baixo Sul. Dias 19 e 20 terão uma programação voltada para os Coordenadores dos Centros Culturais e RTC’s. Lembrando que dia 20, às 19h, acontecerá também no Centro de Cultura Olívia Barradas, a abertura oficial do XX Encontro Internacional de Capoeira Angola. 

No dia 21 (sexta), acontecerá a segunda edição do Diálogos Territoriais. Primeira edição no interior do Estado. O evento será das 8h30 às 18h, no Centro de Cultura Olívia Barradas, com a presença do Secretário Estadual de Cultura, Jorge Portugal.

O Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais realiza encontros que abordam o desenvolvimento da territorialização da cultura, além de reforçar políticas e diretrizes aos parceiros e à sociedade civil da SecultBA, através de discussão democrática e participativa. O evento tem como finalidade a discussão pública de temas importantes para o desenvolvimento cultural da Bahia e cumprimento de metas do Plano Estadual de Cultura. A ideia do encontro é reunir gestores, artistas, produtores, pesquisadores e demais agentes da área cultural.

De acordo com o superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, a atenção aos territórios da Bahia são fundamentais para que, de fato, a política seja estadual, contemplando a diversidade e a dinâmica de cada lugar. “O evento dará a oportunidade para que a comunidade cultural desses territórios formalizem instrumentos para concretizar a participação social prevista na política pública de cultura, tudo isso além do espaço de debate e formulação”, explica.

Nesta segunda edição, em Valença, iniciando a programação, é proposta uma mesa aberta, com a temática Participação Social nas Gestões Culturais, com atividade mediada pela equipe da Superintendência, onde serão abordados a territorialização dos recursos da SecultBA, a consulta, a participação, a regulação social e o estímulo à processos formativos. A discussão subsidiará a criação de instância colegiada de gestão participativa para os espaços culturais, com a intenção de provocar os frequentadores, produtores, artistas e a comunidade das localidades onde os espaços culturais estão inseridos, além, também, da criação de câmaras técnicas de cultura nos colegiados de desenvolvimento territorial (CODETERs), como instância política decisiva sobre o processo de desenvolvimento do território.

Histórico – A primeira edição do evento aconteceu entre os meses de maio e junho de 2015, em Salvador, e houve intensa participação de outros Territórios de Identidade. O Territórios Culturais em Diálogo foi composto por quatro encontros realizados no Espaço Xisto Bahia, um dos 17 espaços administrados pela SecultBA, e abordou os temas Espaços Culturais: Redes e Conexões, propondo a discussão da criação de uma rede de espaços culturais na Bahia, estabelecendo assim um canal de diálogo desse setor e compartilhamento de experiências de gestão; Participação e Controle Social para Gestões Culturais, que debateu os espaços de participação da sociedade civil nas gestões culturais, avanços e limitações, além de mecanismos de participação que precisam ser criados para dialogar com as demandas da contemporaneidade; Cidadania e Diversidade Cultural em Debate, que abordou aspectos do desenvolvimento cultural humano, com ênfase na valorização da diversidade cultural do estado e na promoção de uma política cultural democrática e cidadã; e Territórios Culturais, que apresentou o contexto dos territórios, fazendo uma avaliação sobre a política e discutindo aprimoramentos para a gestão. Com um público aproximado de cerca de 500 pessoas, contou com convidados representativos da sociedade civil e da comunidade acadêmica, discutindo temas relativos às frentes de ação da Sudecult.

Encontro dos Coordenadores dos Centros de Cultura e Representantes Territoriais de Cultura da Bahia
Quando: Terça-feira, 18/08, 17h (abertura oficial)
Onde: Centro de Cultura Olívia Barradas (Rua Maestro Barrinha, s/nº, Graça)
Quanto: Gratuito, aberto a prefeitos e secretários municipais, produtores, artistas e grupos culturais, conselhos municipais de cultura, pontos de cultura e demais ‘atores’ envolvidos com a cultura do Baixo Sul.
Telefone: (75) 3641-3594 / (71) 3103-3441 / (75) 88327900
E-mail: sudecult@cultura.ba.gov.br / ccoliviabarradas@gmail.com / vanessa.cultura.bsul@gmail.com
Realização: SecultBA

Territórios Culturais em Diálogo: Cidadania, Gestão e Espaços Culturais
Quando: Sexta-feira, 21/08, de 8h30 (abertura com o Secretário Estadual de Cultura Jorge Portugal) às 18h (encerramento ao som de David Terra)
Onde: Centro de Cultura Olívia Barradas (Rua Maestro Barrinha, s/nº, Graça)
Quanto: Gratuito, aberto ao público.
Telefone: (75) 3641-3594 / (71) 3103-3441 / (75) 88327900
E-mail: sudecult@cultura.ba.gov.br / ccoliviabarradas@gmail.com / vanessa.cultura.bsul@gmail.com
Realização: SecultBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário