IPTU 2024

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

CENTRO DE CULTURA DE VALENÇA Olívia Barradas abre inscrições para formação do Colegiado de Gestão Participativa...

Agentes e instituições culturais, de Valença e de outros municípios do Território Baixo Sul, podem se inscrever e indicar membros, através de formulário eletrônico, até 21 de agosto
O Centro de Cultura Olívia Barradas – CCOB, localizado no município de Valença, Território do Baixo Sul, está com inscrições abertas para a formação do seu Colegiado de Gestão Participativa.

O período de inscrições será aberto nesta quinta-feira, 13, e segue até a próxima quinta, 21 de agosto. Os interessados devem se inscrever ou indicar membros ao Colegiado de Gestão Participativa do Centro de Cultura Olívia Barradas através de formulário eletrônico, disponibilizado no site da Secretaria de Cultura da Bahia –www.cultura.ba.gov.br.

Instituídos através da Portaria 338/2014, no âmbito dos equipamentos culturais da Secretaria de Cultura da Bahia – SecultBa, os Colegiados de Gestão Participativa são instâncias de controle social para acompanhamento da gestão do Centro de Cultura. De caráter consultivo e opinativo, o Colegiado tem entre os seus objetivos, a função de apoiar e avaliar a gestão do espaço cultural, propor estratégias para a dinamização do mesmo e contribuir para tornar o Centro numa referência na produção e difusão cultural do seu território.

Cada Colegiado de Gestão Participativa terá entre cinco e trinta membros, a depender da quantidade de inscritos no processo seletivo. Após as inscrições, serão eleitos os de maior representatividade cultural, conforme julgamento de uma comissão formada pelo Secretário de Cultura; pelos Superintendentes da Secretaria; pelos dirigentes das unidades vinculadas, Fundação Cultural, Fundação Pedro Calmon, CCPI (Centro de Culturas Populares e Identitárias) e IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural); além dos dirigentes da ADIMCBA (Associação dos Dirigentes Municipais de Cultura da Bahia) e do Conselho Estadual de Cultura.

Na opinião do Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Sandro Magalhães, a instituição do Colegiado de Gestão Participativa é uma grande oportunidade para a comunidade propor a ampliação do conceito de Centro de Cultura. “Um centro de cultura precisa ser mais do que uma casa de artes e espetáculos, além disto, ele necessita estar no cotidiano da sociedade à sua volta, pautando as diversas questões sociais do seu cotidiano, porque isto também é cultura”, destaca o Superintendente.

O Centro de Cultura Olívia Barradas, sediado em Valença, é um dezessete espaços culturais administrados pela Diretoria de Espaços Culturais da SecultBa.

O equipamento, coordenado pelo artista plástico Otávio Mota, foi inaugurado em 1986 e tem foyer; galeria; sala principal com 300 lugares; três salas de ensaio; e uma concha acústica. Em sua programação, predomina as atividades da área de dança.

Espaços Culturais DEC / SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC) e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse: www.espacosculturaisbahia.org.

Colegiados de Gestão Participativa:
Centro de Cultura Olivia Barradas – CCOB
Quando: 21 de Agosto de 2015
Endereço: Rua Maestro Barrinha s/n, Graça, Valença – Ba
Telefone: CCOB – 75-3641-3594/3643-2280 | Diretoria de Espaços Culturais: 71- 3103-3415
(Roberto Martins - Coordenação de Comunicação e Relações Institucionais)

Nenhum comentário:

Postar um comentário