IPTU 2024

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Cairu é eleita como 3º município melhor administrado da Bahia...

Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), sobre o novo Índice de Gestão Fiscal, aponta Cairu como o terceiro município com a melhor gestão fiscal do Estado da Bahia, atrás apenas de Camaçari e Mata de São João. 

O prefeito de Cairu, Fernando Brito, comemora o resultado afirmando que vai continuar trabalhando com afinco pelo sucesso do município. "Estou feliz com o resultado. O mérito está na competência e responsabilidade administrativa do nosso governo. "Nos preocupamos muito com a alocação dos recursos e o aprimoramento da gestão fiscal, que tornam nossa gestão mais eficiente em todos os sentidos", declarou Fernando Brito. 

A pesquisa avaliou mais de 5.200 municípios brasileiros com intuito de analisar as gestões das cidades baseado nas receitas, despesas, gastos com pessoal, custo da dívida e investimentos.

Índice FIRJAN de Gestão Fiscal
O índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) foi criado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro para contribuir com uma gestão pública eficiente e democrática. Hoje o IFGF é considerado uma ferramenta de controle social que estimul a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à aplicação dos recursos.

Lançado em 2012, o IFGF traz o debate sobre um tema de grande importância para o país: a forma como os tributos pagos pela sociedade são administrados pelas prefeituras. O índice é construído a partir dos resultados fiscais das próprias prefeituras – informações de declaração obrigatória e disponibilizadas anualmente pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

O IFGF tem uma leitura dos resultados bastante simples: a pontuação varia entre 0 e 1, sendo que, quanto mais próximo de 1, melhor está a gestão fiscal do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário