IPTU 2024

sexta-feira, 15 de maio de 2015

CAIRU realiza I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente...

Dijalma dos Santos coordenou os trabalhos da conferência
Com a finalidade de mobilizar a comunidade para uma reflexão em torno dos princípios constitucionais sobre os direitos das crianças e dos adolescentes, o CMDCA realizou nesta quinta-feira 14, no salão do Convento de Santo Antônio, a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cairu.

O tema central do encontro, dirigido pelo presidente do CMDCA, Dijalma dos Santos, foi "Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes: Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente".

Na abertura da conferência, a primeira-dama e secretária de Políticas Sociais do município, Adriana Brito, deu as boas vindas, desejando um trabalho profícuo às delegações de todas as ilhas do arquipélago. Marcaram presenças representantes de diversos entidades locais, além das secretárias Italuana Guimarães (Saúde), Adelaide Ribeiro (Cultura) e comitiva da secretaria da Educação.

Após a aprovação do regimento interno pela plenária, a consultora em Gestão Pública da Assistência Social, Giselle Souza, proferiu a conferência magna, focada no tema central da reunião.

Pela tarde, os grupos de trabalho discutiram as propostas sobre cinco eixos temáticos, posteriormente encaminhadas à plenária final para o devido acolhimento. Os eixos trataram da "Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes" (apresentado pela Equipe do CRAS Boipeba); "Proteção e Defesa dos Direitos" (Equipe CRAS Sede); "Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes" (Equipe CRAS Gamboa); "Controle Social da Efetivação dos Direitos" (Marisete-CMDCA) e "Gestão da Política Nacional dos Direitos das Crianças e Adolescentes" (Kátia dos Santos-Assistente Social).

No encerramento do evento foram escolhidos os delegados para o futuro encontro territorial. Até o final deste mês devem ser realizadas as Conferências Municipais, sendo agosto o prazo máximo para a realização da Conferência Estadual. A Conferência Nacional vai acontecer entre 14 e 18 de dezembro deste ano.

A Comissão Organizadora da I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Cairu foi composta por Dijalma dos Santos (CMDCA), Genildo Santos (CMDCA), Ivanildo dos Santos (Conselho Tutelar), Julieta Maia dos Santos (secretaria de Políticas Sociais), Fabrício Cardoso (Representante da Juventude) e Moisés da Luz Júnior (Grupo Jovem Ágape).

Um comentário:

  1. Obrigado Railton Pela Cobertura da Nossa I Conferência do CMDCa de Cairu.
    Dijalma Santos

    ResponderExcluir