IPTU 2024

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Festival “Sabores de Itacaré” abre hoje, o verão da Costa do Cacau

Um dos principais destinos turísticos do litoral baiano recebe a partir de hoje (11/12) o I Festival Gastronômico Sabores de Itacaré.

Com o tema “Riquezas do Mar e da Terra”, 36 restaurantes participam do evento, que terá receitas apresentadas tendo como ingredientes principais os produtos tradicionais da região cacaueira cultivados pela agricultura familiar. O Festival tem curadoria da chef Rosa Gonçalves, uma das realizadoras. Para ela, firmar uma identidade gastronômica através da culinária sustentável e da valorização dos produtos locais e regionais é o grande desafio do evento. Além da degustação nos restaurante, a programação do festival contará ainda com encontros sobre agricultura familiar, pesca e gastronomia no turismo, oficinas, visitas técnicas às fazendas de plantio de cacau, corrida de garçons e aulas-show com grandes chefes da gastronomia nacional.

Itacaré também se destaca pela riqueza da produção pesqueira e de produtos típicos que fazem parte da culinária regional do local, como mandioca, cacau, dendê, pimenta, coco e frutas da época.

Segundo o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros, com o Festival Gastronômico os visitantes terão uma oportunidade de usufruir a culinária local, que é extremamente saborosa e diferenciada. “O evento torna Itacaré um destino turístico completo com atrativos naturais, culturais, e também gastronômicos”, ressalta o prefeito.

Na vila de Itacaré há uma diversidade de restaurantes para todos os gostos. Da culinária contemporânea internacional à cozinha típica local. Os pratos se misturam receitas requintadas com toque dos produtos tropicais, que dão água na boca.

O proprietário do restaurante Espaço Brasil, um dos estabelecimentos participantes do Festival, Fábio Valgas acredita que o Festival Gastronômico será um marco para a cidade, pois Itacaré é rotulada como rota turística de esportes de aventura e a partir deste evento terá um atrativo a mais, o gastronômico.

O evento acontece de forma simultânea nos 36 estabelecimentos participantes, que estão subdivididos em quatro categorias – prato principal, petisco, lanche e sobremesa. Durante o período, o público degustará os pratos inscritos, com preço promocional.

Turismo e Profissionalização
O Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” será mais um atrativo para o calendário de verão da cidade. De acordo com o secretário municipal de Turismo, Júlio Oliveira, o projeto festival foi preparado por várias mãos e tem como objetivo inserir o destino no roteiro turístico gastronômico do Brasil.

Além do turismo de contemplação, esportivo, aventureiro e religioso, Itacaré será mais um destino da rota gastronômica nacional. A expectativa do secretário é atrair cerca de 10 mil pessoas para a cidade, na semana do evento.

Além das belezas naturais, os visitantes irão se encantar pelos sabores da culinária local, e é para isso que a cidade se prepara. “O evento visa à capacitação do trade turístico com a realização de cinco atividades: qualificação profissional e empresarial, responsabilidade social, aulas e seminário com as diversas utilizações dos produtos da agricultura familiar na cozinha; apresentações culturais com shows musicais e promoção”, destaca Júlio.

Confira aqui a programação completa do I Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário