IPTU 2024

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Empresariado comemora sucesso do 1º Festival Gastronômico "Sabores de Itacaré..."

Quem circulou pela charmosa cidade de Itacaré, entre os dias 11 a 21 de dezembro, percebeu a grande movimentação nas principais ruas por causa do 1º Festival “Sabores de Itacaré”. Jornalistas, convidados e renomados chefs estiverem na cidade para prestigiar o evento.

Na sua primeira edição, o 1º Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” foi concluído com sucesso. Empresários dos estabelecimentos participantes ficaram satisfeitos com o resultado do evento. Mais de 2.700 pratos foram vendidos durante os dez dias do Festival. Devido boa repercussão, quase todos os pratos participantes continuarão no cardápio dos estabelecimentos.

De acordo com o Secretário de Turismo de Itacaré, o evento contribuiu para o aquecimento da economia local, destacando a agricultura familiar e a pesca, além de atrair os turistas para o destino. O Festival “Sabores de Itacaré” gerou uma renda de mais de 100 mil reais para os 37 estabelecimentos, além de movimentar também o setor hoteleiro da região.

A empresária do setor hoteleiro, Cida Aguilar afirmou que no período do evento 80% dos hóspedes vinheram prestigiar a programação do Festival. “Este tipo de evento enobrece o destino turístico de Itacaré, isso é positivo não só para o setor hoteleiro como também para toda cadeia do turismo”, garantiu a empresária.

A presença de renomados chefs da gastronomia nacional chamou atenção dos turistas, moradores, jornalistas e convidados que circularam por Itacaré. Cerca de 300 pessoas, dentre eles jornalistas e estudantes de Gastronomia da UFBA, participaram das aulas-show e das visitas técnicas a Fazenda Santa Ana que ocorreram nos primeiros dias do evento.

Diferente dos outros Festivais, o “Sabores de Itacaré” não teve caráter competitivo. A chef Rosa Gonçalves – curadora do evento ressaltou que o principal legado do Festival Gastronômico foi à valorização da gastronomia de raiz. “Neste Festival não existirá um prato premiado. A proposta do evento não é concorrer, mas somar esforços para promoção da gastronomia local” assegurou Rosa.

Além dos convidados, a ampla programação do evento gastronômico atraiu um grupo de jornalistas dos principais veículos da Bahia, gerando mídias espontâneas em toda imprensa baiana.

De acordo com o Secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, o 1º Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” superou as expectativas de público e tornou Itacaré o mais destino gastronômico da Bahia. O secretário garantiu a segunda edição do Festival em 2015.

O empresário do Restaurante Espaço Brasil, Fábio Valgas, exalta o sucesso das vendas de mais de 100 pratos do Peixe Pinaúna, prato escrito no Festival numa época de baixo movimento. “O Festival “Sabores de Itacaré” foi muito importante para Itacaré. O destino era muito conhecido pelo surf e esportes de aventura, precisava dar um destaque para a gastronomia, pois é um complemento importante para um destino turístico”, destacou Fábio.

Segundo o prefeito de Itacaré, Jarbas Barros, o Festival Gastronômico tornou Itacaré um destino turístico completo com atrativos naturais, culturais, e também gastronômicos. “Foi uma ótima oportunidade para os visitantes, usufruir da culinária local de Itacaré, que é extremamente saborosa”, afirmou o prefeito.

O 1º Festival Sabores de Itacaré foi realizado pela Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria Municipal de Turismo, em parceria com a Escola de Culinária Rosa Gonçalves, e contou com o apoio da Abrasel e Senac e o patrocínio da Secretaria de Turismo da Bahia/ Bahiatursa e do Sebrae.

Nenhum comentário:

Postar um comentário