IPTU 2024

domingo, 1 de junho de 2014

VALENÇA - Alunos de cursos profissionalizantes recebem certificados‏...

Na manhã desta sexta-feira (30), 581 concluintes de cursos profissionalizantes que residem em Valença deram mais um importante passo na busca por melhores oportunidades de emprego, ao receberem o certificado de conclusão dos cursos, ofertados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com a parceria do Governo de Valença, através do Centro de Inclusão Produtiva (CEIP), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Promoção Social. Para 2014, estão previstos novos cursos, tendo como ofertantes o SENAI, SENAC, IFBA e SENAR.

O evento foi realizado na 1ª Igreja Batista e contou com as presenças da prefeita Jucélia Nascimento, da secretária de Promoção Social Renata Sampaio, do vice-prefeito e secretário de Agricultura Joailton de Jesus e do ex-secretário Estadual de Comunicação, Robinson Almeida.

A oradora dos formandos, Jéssica Sena, destacou a importância do certificado. “Esses cursos mudaram a realidade de muitos jovens, antes, sem perspectiva. Além do aprendizado técnico, tivemos também aulas de ética e como atender bem o cliente. Temos que reconhecer que a Prefeitura de Valença está fazendo a sua parte”.

A prefeita Jucélia Nascimento garantiu a continuidade do programa, através de contratação de mais cursos para 2014, alguns já iniciados. “É importante dizer que estamos qualificando jovens da sede e da zona rural, através dos nossos CEIPs. Precisamos preparar os jovens para as novas oportunidades que chegam; e o município que faz o dever de casa, tem as condições de conquistar esses cursos”. Joailton de Jesus destacou a evolução do município em todas as áreas. “A Saúde, Educação, Infraestrutura, Agricultura, Promoção Social tem evoluído significativamente durante esta gestão. Este é um momento que nos gratifica muito”.

A secretária de Promoção Social, Renata Sampaio, destacou o papel do CEIP. “O CEIP trabalha com a linha da multiplicação desses cursos”. A diretora do CEIP, Jucélia Araújo anunciou que novas turmas já iniciaram os cursos em 2014 e outros cursos estão sendo ofertados. Os interessados devem se dirigir ao CEIP, localizado na Rua Cecília Meireles, Centro, (prédio onde funcionou a UNEB).

O ex-secretário de Comunicação do Estado Robinson Almeida lembrou que o momento é importante para Valença e o Baixo Sul, com as oportunidades de emprego geradas a partir do Estaleiro Paraguaçu e outros grandes empreendimentos na região.

Eliana Pinto, representante do IFBA, destacou o comprometimento do Governo de Valença e a parceria para a realização dos cursos.

Os cursos ofertados em 2013 foram: Montador e Reparador de Computador, Artesão de Pintura em Tecido, Espanhol Básico, Inglês Básico, Assistente Cabeleireiro, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Desenhista da Construção Civil, Auxiliar de Cozinha, Pedreiro de Alvenaria, Montador e Reparador de Computador.

Para 2014, estão previstos cursos de Cabeleireiro, Agente Cooperativista, Costureiras, Manicure e Pedicure, Artesão de Bordado à Mão, Piscicultor, Maquiador, Cuidado de Idosos e Artesão Pintura em Tecidos. Em andamento: Preparador de Pescado, Espanhol Básico, Inglês Intermediário, Espanhol Intermediário, Agente cooperativista. Concluído: Promotor de Vendas.

Participaram ainda da solenidade, o secretário de indústria e Comércio Admir Costa, o vereador Adailton Francisco, Watmilson Fahning (SENAR), Edilene Araújo (Pronatec), Kátia Rangel (SENAC), professora Maria Clemente, professor Adilton entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário