IPTU 2024

quinta-feira, 12 de junho de 2014

APRENDA como proteger sua conta do FACEBOOK contra hackers...

Sabemos que existem milhões de usuários cadastrados no Facebook que são preocupados com a sua privacidade online e, é comum, vermos muitas pessoas reclamando que sua conta foi roubada. Por isso, criamos segue este artigo com dicas para você tornar seu perfil mais seguro contra pessoas mal intencionadas.

Todas as dicas que serão listadas são capazes de impedir qualquer tipo de invasão na rede social e poderão ser utilizadas para quem usa o Facebook no computador, tablet e no celular.

Troque sua SENHA
Criar uma senha grande e forte, que não seja previsível e, nem contenha qualquer tipo de combinação fácil associada ao seu perfil como os populares: 123..., data de aniversário, nomes, entre outras coisas, pode ser uma ótima maneira para manter sua conta livre de invasores. Existem alguns serviços como o Lastpass, que podem ajudar a lembrar, criar e gerenciar uma senha. Em jeneiro deste ano, um blog chamado Splashdata, divulgou as 25 senhas mais utilizadas perigosas de 2013; confira se sua senha está entre estas e mude já.

Tente criar uma senha que contenha números, letras (maiúsculas e minúsculas), símbolos (interrogação, asterisco, etc) datas ou nomes que não sejam os seus. Além desta precaução, é muito importante mudar a senha frequentemente.

Coloque um aplicativo de antivírus em sua conta
Como o Facebook ainda é a maior rede social que existe notamos frequentemente ataques de cibecriminosos contra usuários da plataforma. Com isso, algumas empresas especialistas no ramo de segurança digital desenvolveram aplicativos capazes de proteger a rede social contra ameaças, são eles: Norton Safe Web, Eset Social Media Scanner e o Bitdefender Safego. Lembrando que para instalar esses aplicativos você deve ter efetuado o login no seu Facebook.

Ativar notificações de login
A partir desse recurso você terá a garantia que a sua conta será acessada quando e onde você determinar. Toda vez que sua conta for acessada de um local diferente, o Facebook irá lhe enviar uma notificação por e-mail ou por celular. Para ativar essa ferramenta faça o seguinte:

Passo 1: Clique na “seta”, em seguida “Configurações”:
Passo 2: No canto esquerdo da página procure por “Segurança”, em seguida clique em "Editar":
Passo 3: Marque as duas caixinhas:
Passo 4: Insira a senha do Facebook:
Passo 5: Coloque o número do seu celular para o Facebook lhe enviar um código de confirmação:
Passo 6: Após receber o código por SMS, insira no espaço disponível:
Passo 7: Para finalizar clique em "Salvar Alterações":

Nunca use a senha do e-mail igual à do Facebook

Pesquisa diz que cerca de três quartos dos usuários da internet utilizam a mesma senha para quase todos os seus cadastros online. Caso o seu e-mail contenha a mesma senha do Facebook altere já, pois se algum hacker conseguir decifrá-la ele terá acesso a todos os seu dados na rede social. Recomendo que crie uma senha forte com símbolos, letras e números maiúsculos e minúsculos.
Habilite os “contatos de confiança”

Apesar de ser uma ferramenta trabalhosa para você, essa opção disponibiliza ao usuário vincular amigos de confiança ao seu perfil, desta forma, eles lhe ajudarão a recuperar sua conta caso não consiga acessá-la ou tenha sido comprometida.

Passo 1: Clique novamente na seta localizada na barra do Facebook e em seguida “Configurações”:
Passo 2: Procure no canto esquerdo por “Segurança” e por “Contatos de confiança”, em seguida clique em “Editar”:
Passo 3: Clique em “Selecionar contatos de confiança”:
Passo 4: Clique novamente em “Selecionar contatos de confiança”:
Passo 5: Selecione os três amigos que você quer vincular a sua conta, após ter selecionado clique em “Confirmar”:
Passo 6: Pronto seus contatos foram adicionados com sucesso, você ainda poderá editá-los ou modificá-los quando e como quiser.

Aprovações de login

Ao ativar essa ferramenta o hacker terá muito trabalho caso queira invadir seu perfil. A explicação é que o Facebook gera um código a partir das configurações de aprovação de login que será usado na autenticação em duas etapas.

Passo 1: Acesse as configurações de segurança:
Passo 2: Procure por “Aprovações de Login” e clique em “Editar”:
Passo 3: Marque a caixinha “Exigir um código de segurança para acessar minha conta a partir de navegadores desconhecidos”:
Passo 4: Ao marcar a caixinha uma nova aba irá se abrir com um espaço onde você deve inserir o código de segurança que será enviado para o seu celular cadastrado na rede social, em seguida clique em “Continuar”:

Conclusão
Todas as dicas citadas aqui não irão proteger seu Facebook 100%, mas dará muito trabalho para quem tentar invadir seu perfil na rede social. Por isso, evite curtir muitas coisas, adicionar pessoas que não conheça, não clique em propagandas suspeitas e fale apenas com quem você confia. Como tudo, na vida, use com moderação.

Comente aqui o que achou e caso tenha alguma dica de segurança que não foi citada, diga-nos, aqui nos comentários. Você também pode mandar uma sugestão de pauta pelos comentários ou pelo Fórum.

(oficina da net)

Nenhum comentário:

Postar um comentário