IPTU 2024

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

VALENÇA: Secretaria da Saúde faz campanha alertando para os perigos de animais peçonhentos‏

Considerando o aumento no número de acidentes por animais peçonhentos,  que ocorrem no período do verão em relação aos demais meses do ano, a vigilância em saúde da secretaria municipal da Saúde está promovendo uma campanha que visa orientar a população para esse perigo. A campanha chama a atenção para os locais e situações de risco de acidentes por animais peçonhentos. Cuidados que devem ser tomados, por exemplo, em áreas com acúmulo de lixo, áreas de matas ou trilhas silvestres nas atividades de trabalho e lazer, limpeza de quintais, serviços de jardinagem e deslocamento de móveis em ambientes domésticos.

Entre as recomendações está a utilização de equipamentos de proteção individual, como luvas de couro, botas de cano alto e perneiras. E mais: diante do animal peçonhento, mesmo que pareça morto, a pessoa deve se afastar com cuidado, evitando assim assustá-lo e fazê-lo se sentir acuado.

Com relação aos perigos por animais aquáticos ou organismos marinhos, são recomendações caminhar com os pés protegidos, principalmente se for em locais rochosos, ficar longe de áreas com grandes populações de ouriços-do-mar, evitar colocar as mãos desprotegidas em locas ou sob rochas, e evitar banhos em praias onde aconteceram acidentes recentes por águas vivas e caravelas

A campanha previne e também orienta para os primeiros socorros. Em caso de acidentes por animais peçonhentos é importante a procura imediata do atendimento médico. Enquanto isso, se possível, lavar o local afetado com água e sabão, mantendo a vítima em repouso até a chegada ao pronto socorro. Não amarrar, não sugar ou aplicar qualquer tipo de substância como pó de café e álcool.

Nenhum comentário:

Postar um comentário