IPTU 2024

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

São Benedito foi celebrado em Cairu...

A Sede de Cairu fechou no domingo (05) o ciclo do reinado de São Benedito, Padroeiro da cidade. A festa é uma das mais tradicionais da região, sendo herança do Brasil Império, quando o rei e a rainha negros assumem o trono, através de decreto de Portugal.

A prefeitura preparou uma vasta programação, com apresentações dos grupos culturais, como os Congos, Chegança, Barquinha, Dondoca, Zambiapunga (Caretas), Filarmônica do Centro Popular Cairuense, Banda da Polícia Militar da Bahia, Fanfarra de Cairu, Samba de Roda do Galeão, entre outras. As apresentações musicais ficaram por conta das Bandas Babado Novo, Esquema K e Samba Pop (sábado) e Coquetel com Pimenta, Pagodão, Temperalta e Xamergart (domingo).

O ponto alto da programação foi a tradicional descida da bandeira de São Benedito, que ocorreu por volta das 16 horas, na Praça Marechal Deodoro, em frente ao histórico Convento de Santo Antônio, após a realização da missa solene, no período da manhã.. 

Rica em sincretismo religioso, em que gente simples vira rei, com vestimentas ricamente adornadas com miçangas e lantejoulas, o São Benedito de Cairu é a festa religiosa mais bonita do território. Os negros relembram seus antepassados, através da dança, simulando o combate entre mouros e cristãos, em meio a tantas outras manifestações culturais do lugar.

O prefeito Fernando Brito, ao lado do ex-prefeito Hildécio Meireles e do presidente da Câmara Municipal, Igor Marques, recebeu vários convidados e amigos, em um clima de total harmonia. Como sempre, muitos políticos estiveram presentes, a exemplo dos deputados Rosemberg Pinto (PT) e Daniel Almeida (PC do B). Também, políticos da região compareceram, como a vereadora Vane Costa e o vereador Jairo Baptista, ambos de Valença, além dos parlamentares cairuenses.

São Benedito
O Santo protetor dos negros, escravos e moradores de Cairu, é muito conhecido mundialmente; tem uma história de vida repleta de valores humanos admirados por devotos e adoradores. A simplicidade, humildade, amor a Deus e ao próximo são algumas das características que tornaram São Benedito uma referência religiosa, inicialmente em Portugal.

O dia 26 de Dezembro, quando se inicia o ciclo de homenagens ao padroeiro, foi escolhido para celebrar o culto a São Benedito, tornando-se uma tradição, que vem do Brasil Império até hoje. Em Cairu a celebração final acontece sempre no segundo domingo de janeiro, esticada pela Festa dos Santos Reis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário