IPTU 2024

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

SORVETERIA PELEGRINI: Picolé de Capim Santo ganha a rede mundial...

O site G1 da Globo.Com descobriu uma das geladas maravilhas que o blogueiro Washington faz diariamente na sua Sorveteria Pelegrini, aqui na Costa do Dendê (Valença): o picolé de capim santo. A matéria, reproduzida abaixo, conta um pouco do inusitado produto e ainda dá a receita...

Ahhhhh, se eles soubessem do delicioso picolé de quiçare... 

 O picolé de capim-santo é o de cor verde 
O chá de capim santo é conhecido por suas propriedades no combate à insônia, ou como sedativo e até diurético. Em Valença, no litoral baiano, a tradicional bebida foi acrescida de pasta base para sorvete e virou um dos picolés que mais vendem em uma pequena sorveteria da cidade. Entre 40 sabores, cerca de 350 unidades da novidade são vendidas diariamente.

A procura tem sido tanta que quando está em falta, garante o dono, as crianças chegam a fazer “bico” na porta do local.

“É um dos que a criançada mais gosta. Já tentei ver se descobria, mas ate agora não sei o motivo”, conta Washington Pelegrini, que há 12 anos toca o negócio juntamente com a esposa e um funcionário. “A embalagem é colorida, não sei se isso atrai as crianças. Eles gostam tanto que tem um garoto aqui que quando não tem ele faz um bico que não tem tamanho”, conta o pequeno empresário.

Segundo Pelegrini, a receita simples e rápida pode ser reproduzida em casa sem dificuldades. A única ressalva fica com relação à procedência do capim. “Tem que ter um capim plantado em local seguro, longe de animais, por exemplo, uma planta bem limpa”, explica. Confira abaixo o modo de preparo:

Ingredientes (para cerca de 20 picolés): Dois litros de água; 100 gramas de capim santo; 400 gramas de açúcar; 20 gramas de liga neutra (produto vendido em casa de sorveteiro); suco da metade de um limão.

Preparo:
- Cozinhe o capim com a água até ferver. Depois, deixe o chá em infusão por cerca de 20 a 30 minutos.
- Em seguida, coloque em local arejado para o líquido esfriar
- Depois, coe o chá e acrescente as 400 gramas de açúcar
- Na sequência, bata tudo juntamente com a liga neutra, por cerca de cinco minutos. No final é só acrescentar o suco de metade de um limão (para dar um sabor cítrico ao picolé) e colocar na forma. Depois, é só monitorar até que o picolé fique no ponto para ser removido da forma.

Nutrição
Segundo a nutricionista Thiala Duarte, "a medicina popular utiliza a infusão (chá do capim santo), preparada a partir de suas folhas, como calmante, analgésico, em dores abdominais e de cabeça, antifebril, antireumático, carminativo, antitussígeno, diurético, diaforético e em distúrbios digestivos".

Veja a página:
http://g1.globo.com/bahia/verao/2014/noticia/2014/01/picole-de-capim-santo-faz-sucesso-em-valenca-litoral-da-ba-veja-receita.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário