As telas de Carybé promovem uma reflexão sobre a cultura da Bahia, através do relato da amizade entre dois grandes ícones, responsáveis por obras de extrema originalidade e beleza. O projeto expográfico é assinado pelo arquiteto Daniel Colina e pelo designer Gabriel Bernabó. O trabalho traz ilustrações assinadas por Carybé de livros escritos por Jorge Amado, como 'O Sumiço da Santa', 'Jubiabá', 'A Morte e A Morte de Quincas Berro D’água', 'O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá', além de fotos que revelam diferentes momentos da amizade entre eles.
Com sua narrativa particular, Jorge Amado revelou curiosidades sobre a Bahia, que vão desde a mescla de religiosidade e sensualidade, com cheiros, cores, sons e sabores eternizados em romances traduzidos e publicados em cerca de 60 países. Já Carybé materializou o estado em imagens. Sua vasta obra, composta principalmente por pinturas, gravuras, ilustrações, murais e esculturas, desvendam o povo baiano de maneira única.
100×100 Carybé Ilustra Jorge Amado é uma realização do Instituto Carybé, em parceria com a Hasta la Luna Iniciativas Culturais, apoio da Fundação Casa de Jorge Amado e patrocínio do Grupo LM, através da Lei Rouanet. Cairu é uma das poucas cidades baianas a receber a mostra, que já passou por Salvador, Ilhéus e Feira de Santana. A produção local é da eternamente jovem Jaqueline Palma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário