Respeita as Mina

Respeita as Mina

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Blitzes do IPVA terão continuidade em 2014 na capital e no interior...

As blitzes para abordagem aos contribuintes em débito com o Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terão continuidade em 2014 na capital e no interior do Estado, de acordo com a Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA). As operações, realizadas conjuntamente pela Sefaz-Ba, Detran-Ba, Polícia Militar e prefeituras municipais, deverão se estender para outras cidades baianas.

O diretor de Arrecadação da Sefaz, Antônio Félix, afirma que, devido ao sucesso das operações em 2013, as blitzes deverão ser permanentes no próximo ano. “O fato de os motoristas ficarem sabendo da existência das blitzes tem motivado a quitação dos débitos. Eles estão preferindo pagar o IPVA a correr o risco de ter o veículo apreendido”.

Em 2013, foram realizadas blitzes em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Santo Antônio de Jesus, Alagoinhas, Irecê e Juazeiro. Na Bahia, 155 mil contribuintes foram notificados este ano por terem um débito acima de R$ 500 de licenciamento com o IPVA. Desse total, 91 mil estão no interior.

Durante as operações, se o contribuinte tiver o veículo retido, ele recebe o DAE – Documento de Arrecadação Estadual com o valor do débito, podendo dirigir-se ao banco ou ao caixa eletrônico mais próximo para quitá-lo e evitar, assim, que haja apreensão e reboque. Após o pagamento do IPVA, o contribuinte deve regularizar também o licenciamento. Em caso de dúvida, o cidadão pode entrar em contato com o call center da Sefaz, pelo 0800 071 0071.

IPVA terá redução média de 5%
Os contribuintes baianos vão pagar em 2014 cerca de 5% a menos no valor do IPVA, de acordo com tabela disponível no site da Sefaz-BA, juntamente com o calendário de pagamento do imposto. Conforme a tabela, os automóveis apresentam uma redução média de 4,6%. Para as motos, a queda é de 5,8%, em média. Também em percentuais médios, os caminhões vão pagar menos 2,6%; os ônibus e microônibus, 2,1%, e os veículos utilitários, 3,8%.

A Sefaz-BA oferece ainda opções vantajosas para quitação do débito. O maior desconto é de 10%, em caso de pagamento em cota única, até 26 de fevereiro. Existe ainda a opção de pagar com 5% de abatimento. Nesse caso, é só quitar o valor integral no dia do vencimento da primeira cota, data que varia de acordo com o número final da placa do veículo. Os contribuintes podem optar também por parcelar o imposto em três vezes, observando-se o vencimento da primeira cota, de acordo com o número final da placa.

Os valores de 2014 poderão ser consultados no site www.sefaz.ba.gov.br, no canal Inspetoria Eletrônica - IPVA - Base de Cálculo dos Veículos Automotores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário