IPTU 2024

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

EDUCAÇÃO – Quantidade de alunos matriculados cai 50% em Valença

O ano letivo de 2011 terminou, as matrículas foram abertas, fevereiro já está chegando e o que se vê, nos corredores do prédio da secretaria da educação de Valença, são muitas caras de espanto provocado pela baixa quantidade de alunos matriculados para este ano.

Um horror!

O número de estudantes matriculados para 2012 caiu pela metade, deixando todo mundo preocupado com esse fato. Todas as escolas estão com o nível de matrícula superbaixo.

“Trabalho na rede municipal de ensino há 14 anos e nunca vi esse tipo de coisa acontecer. Ao contrário, sempre tivemos, nos anos anteriores, que apertar os espaços nas salas de aula para caber a demanda. O negócio está feio e sem explicação. O que sei é que os alunos continuam aí, uma série alimentando a outra continuamente e essa situação não tem explicação de fácil assimilação,” disse a professora-leitora do dendenews.com.

Já uma vice-diretora de uma escola do bairro da Bolívia aponta uma causa provável: “A gente, seu moço, não pode dizer ao certo que fenômeno é esse, mas pelo o que a gente ouve, à boca miúda, é que a insegurança é que tem provocado essa fuga. Uma parcela considerável de pais e mães está se sacrificando para colocar seus filhos em escolas particulares, em busca de ambientes menos violentos. Eles têm atuado até em grupos, fazendo matrículas de forma coletiva para pagar mensalidades mais em conta...” depôs a dirigente escolar.

É, se esse, como parece, for mesmo o motivo, a prefeitura de Valença e a PM terão que trabalhar um pouco mais para reverter esta situação.

Não basta à prefeitura de Valença colaborar com a PM ajudando no combustível e outros “acessórios”. Tem que arregaçar as mangas e encher a cidade de oportunidades sociais, nas áreas dos esportes, cultura, educação, capacitação de jovens aprendizes e na geração empreendedora de emprego e renda...

Da briosa Polícia Militar deseja-se, como vemos em Gandu, Piraí do Norte, Mutuípe, Jiquiriçá e Santo Antônio de Jesus, a multiplicação das rondas o dia todo, inclusive a ESCOLAR...

7 comentários:

  1. MAIS UMA DENÚNCIA: A REDE MUNICIPAL DE VALENÇA NÃO ACEITA ALUNOS BI-REPETENTES, CONTRARIANDO A LDB QUE DETERMINA O ACESSO A EDUCAÇÃO COMO UM DIREITO DE TODOS.QUANDO UM ALUNO PERDE DE ANO, A SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO MUNICIPAL SIMPLESMENTE DECRETA QUE A MATRÍCULA DESSE ALUNO DEVE SER REJEITADA.MAES E PAIS ESTÃO DESESPERADOS COM TAMANHA FALTA DE SENSIBILIDADE. MENINOS E MENINAS FICAM NA RUA, POIS NÃO TEM VAGAS NA REDE ESTADUAL, QUE BASICAMENTE ATENDE AO ENSINO MÉDIO, TENDO POUCAS VAGAS DO FUNDAMENTAL. E O ENSINO FUNDAMENTAL I A MAE TEM QUE MATRICULAR NA REDE PARTICULAR SE QUISER E PUDER. ESSA INSANIDADE DA SENHORA ADRIANA ESTÁ FAZENDO AS FAMÍLIAS PERDEREM O BOLSA FAMÍLIA. ISSO É CRIME! ALGUÉM TOME UMA ATITUDE. MINISTÉRIO PÚBLICO FIQUE ATENTO! SR. PROMOTOR, ENQUADRE ESSE PREFEITO CRUEL E ESSA SECRETÁRIA LOUCA!

    ResponderExcluir
  2. Não pude deixar de fazer um comentário após ler o comentário acima. Pena q é anônimo. Mas vale salientar q o q foi dito é infundado e vale a pena a pessoa buscar informações mais concretas do q falar o q não sabe. SEGUNDO O REGIMENTO ESCOLAR (um documento coletivo e não só de Adriana), O ALUNO(A) TRI-REPETENTE PERDE O DIREITO DE CONTINUAR ESTUDANDO NA MESMA ESCOLA (tirando a vaga de outros q querem estudar) MAS PODE ESTUDAR EM OUTRA ESCOLA, SEJA ELA MUNICIPAL, ESTADUAL OU PARTICULAR. PARA QUEM ESTUDA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO, ENTENDEMOS Q APÓS 3 ANOS SEM QUADRO EVOLUTIVO, O ALUNO DEVA MUDAR DE AMBIENTE MEDIADOR PARA Q BUSQUE-SE OUTRAS METODOLOGIAS E MEDIAÇÕES DIFERENTES A FIM DE Q O ALUNO POSSA EVOLUIR EM SEU PROCESSO EDUCACIONAL.
    O comentário tem a finalidade de esclarecer a inverdade citada acima, já q as decisões tomadas são baseadas em leis e na E.C.A. e não estabelece q a culpa é da Secretária Adriana.

    ResponderExcluir
  3. MARIA...

    Nós do dendenews.com conhecemos Adriana e sabemos que trata-se de uma profissional competente, pé no chão, equilibrada, amável e talentosa.

    O comentário do "anônimo" aí de cima foi postado exatamente em busca desse seu esclarecimento.

    Obrigado por contribuir com o horizonte democrático do nosso veículo de comunicação.

    Railton Ramos
    Editor

    ResponderExcluir
  4. Ok Railton!!
    Q bom q meu comentário ajudou nesse sentido e acredito nas suas palvras pq conheço-te e sei do seu profissionalismo. Sabemos q a educação em Valença está deixando a desejar e alguns pontos, porém, não podemos generalizar nem colocar pessoas sozinhas a frente dessa triste realidade. Porém, tb acho importante não só criticar, mas tb divulgar os resulatdos positivos q foram alcançados pela educação valenciana tendo a frente a prof. Adriana:
    EXEMPLOS DE SUCESSO E COMPROMISSO: A EDUCAÇÃO INFANTIL (com Atonieta), A ESCOLA CLEMENCEAU (com Nivia), A ESCOLA HERALDO (com Suzana), A ESCOLA DO BONFIM (com Silvia), A ESCOLA DO GUAIBIM (com Ylka), e outras mais.
    Infelizmente, tenho algumas ressalvas negativas que tá deixando muitoooo a desejar pela incompetência. a exemplo da COORDENAÇÃO GERAL DA EJA.

    ResponderExcluir
  5. ANTONIETA, NÍVEA, SUZANA, SÍLVIA, YLKA...

    Com um time (uma seleção!) desse, menina, dá pra acreditar no resgate contínuo da qualidade do ensino público.

    EU TAMBÉM ACREDITO!!!

    ResponderExcluir
  6. LEMBRETE

    Vale salientar que essa busca (dos pais\mães) de "ambientes menos violentos", não está relacionado exclusivamente aos ambientes internos das escolas, mas, principalmente, aos entornos das escolas... as partes externas... que vivem atualmente empilhadas de gente "que não tem o que fazer", mas que contribuem com os índices das estatísticas do "Nas Malhas da Lei".

    Daí a grande importância da existência, manutenção e aprimoramento da RONDA ESCOLAR, realizado pela PM...

    ResponderExcluir
  7. A educação no nosso municipio graças a Deus tem evoluido muito e o que falta é a participação das famílias nas escolas,e que essa politicagem suja deixem a educação de lado e juntos lutarmos por mais melhorias invés de insultos e informações levianas aos profissionais de educação.A educação vem se modernizando a cada dia em nosso municipio com excelentes professores e coodernadores e Diretores de escolas municipais,a exemplo disso temos a Escola Oficina Educativa da Criança e do Adolecente,dirigida pela Professora Alexsanadra Brito e Coordenada pela Professora Rita de Cassia Borges,que estão fazendo um verdadeiro trabalho pedagogico e administrativo tendo a escola alcançado a média no IDEB acima do esperado.Parabéns aos educadores da nossa cidade.

    ResponderExcluir