IPTU 2024

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Secretaria da Saúde de Cairu leva informação e cuidados através do Outubro Rosa

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente e o mais comum entre as mulheres. Outubro Rosa é uma campanha mundial de conscientização as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Município de Cairu integrou este movimento, levando conhecimento e oportunidade às mulheres cairuenses. Durante o mês de outubro em todas as localidades do município de Cairu, a Secretaria Municipal da Saúde comemorou essa campanha com participação popular em grande estilo.

Entre as diversas ações realizadas pela secretaria destacam-se atividade física com as mulheres; sala de espera abordando o tema nas unidades e postos de saúde; palestra com ginecologista; iluminação rosa das praças, distribuição de material informativo etc.

A campanha prossegue nos dias 11, 12, 13 e 14 de novembro, na Sede do Município, com o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, que tem como objetivo realizar mamografias gratuitamente. A iniciativa funciona por meio de uma unidade móvel, com capacidade para fazer 140 exames de mamografia por dia. Além das mamografias, o município de Cairu irá ofertar os serviços de acupuntura, massagem, aferição de pressão arterial, vacinação, preventivo, confecção de cartão do SUS, palestras e distribuição orientada de preservativos.

O programa do Rastreamento do Câncer de Mama não realiza apenas a mamografia, contemplando todas as etapas de prevenção até a cirurgia e o tratamento quimioterápico e radioterápico. A ação é voltada para mulheres de 50 a 69 anos. Será necessário apresentar documento oficial com foto e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário