IPTU 2024

terça-feira, 8 de outubro de 2013

UFRB: Audiência Pública discute instalação do Campus Valença

Cerca de 700 pessoas, a maioria alunos da rede pública de ensino, participaram na tarde desta segunda-feira (07), no Cento de Cultura Olívia Barradas, da Audiência Pública para a instalação do Campus da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) em Valença, processo este que vem sendo construído desde 2005.

Presente ao evento, a prefeita Jucélia Nascimento definiu como “um momento histórico, verdadeiro exercício da democracia e participação popular”. Em um pronunciamento contundente, Jucélia foi aplaudida ao definir como prioridade a instalação do campus: “Valença vive um novo momento, de uma administração participativa e comprometida com as causas sociais. Valença quer a UFRB já”.

Para o deputado federal Zezéu Ribeiro (PT), a prefeita foi muito feliz ao propor a criação de uma comissão permanente para buscar elementos capazes de acelerar a instalação da Universidade em Valença. “Precisamos do envolvimento de todos. Do comércio, estudantes, poder público e sociedade. As conquistas são realizadas através das oportunidades, mas as lutas também fazem parte delas”, disse.

A Audiência Pública em prol do Campus UFRB de Valença foi uma iniciativa dos vereadores Adailton Francisco e Fabrício Lemos, que buscaram o envolvimento de toda a sociedade. O Governo de Valença aderiu ao chamado, ratificando sua participação decisiva nas ações que estão sendo tomadas.

O reitor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Soledade Nacif definiu como “questões fundamentais para a instalação do campus da UFRB”, a união de forças entre Valença e Nazaré (que também reivindica seu campus), a participação do Conselho da UFRB no processo, a efetivação da comissão permanente para o acompanhamento das etapas, definição dos cursos, estrutura provisória, definição da área e mobilização permanente. Paulo Gabriel lembrou que os campi de Valença e Nazaré figuram no projeto original da UFRB e foram bem recebidos durante o processo de aprovação, tanto pelo Congresso Nacional, quanto pelo Senado, sendo aprovado em ambas as casas.

Diferente de outras audiências públicas em prol da UFRB, a desta segunda-feira contou com grande participação de estudantes, inclusive de escolas da zona rural. A abertura dos microfones para os questionamentos dos presentes também foi destacado pelos organizadores.

Para Fabrício Lemos e Adailton Francisco, a audiência mostrou a união de forças em busca do objetivo. O evento teve ainda a participação do vice-prefeito e secretário da Agricultura de Valença, Joailton de Jesus; secretários e colaboradores do Governo de Valença; do deputado Zezéu Ribeiro; do ex-vereador Martiniano Costa; dos representante do governo do Estado, Claudio Queiroz e Flordolina Angélica; do professor Emiliano José; representantes de Conselhos, e dos vereadores Agostinho Junior, Reginaldo Araújo, Jairo Baptista, Carlos Antônio (Ei), Manoel Valter (Vavá do Orobó), Manoel de Jesus (Betão), Vane Costa, Tácio Lima e Benvindo Luz.
(Ascom – Governo de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário