IPTU 2024

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

SAJ: Jornal Espaço Empresarial Rumo aos 10 anos...


Em 1993, a Associação Comercial e Empresarial de Santo Antônio de Jesus começou a se comunicar com os seus associados através de informativos mensais onde eram publicadas notícias internas e novos serviços. Em 2004, o veículo ganhou mais conteúdo e espaço sendo transformado em um jornal que trazia também entrevistas sobre interesses de assunto do comércio, novidades sobre a cidade de Santo Antônio de Jesus e discussões de interesse da comunidade.

Contados a partir da primeira publicação do veículo no formato jornal, a revista Espaço Empresarial completará 10 anos de existência no mês de julho de 2014. Na edição de agosto, o veículo iniciou uma série de matérias especiais com os mais importantes temas discutidos em suas diversas edições através da coluna “Rumo aos 10 anos”. A série de reportagens pretende lembrar o que foi destaque no passado resgatando a própria história do impresso, mas com uma nova roupagem e atualização das informações. Confira:

O impresso
“Acreditamos que estava faltando um veículo para desempenhar um papel significativo na divulgação das ações, com identificação clara e um perfil definido em relação aos segmentos que muito contribuem para o crescimento desta cidade” (1º editorial do então Presidente da Associação Comercial e Industrial, Joel Lessa – 2004).

A primeira edição lançada em julho de 2004 tinha como capa “Santo Antônio de Jesus, 124 anos de desenvolvimento”, e entre os destaques anunciava o primeiro ano de atividades da FACEMP na cidade, o concurso para o selo comemorativo de aniversário das Entidades Empresariais e uma matéria sobre a rejeição do comércio pelo ICMS antecipado. Na época, o jornal publicou informações sobre os setores que compunham o Espaço Empresarial, as principais atividades e serviços desenvolvidos pelas mesmas. Apesar do trabalho conjunto das entidades empresariais, o veículo era assinado apenas pela Associação Comercial e Industrial e só a partir da 4ª edição começou a ter as três identidades que compõem o Espaço Empresarial na capa: ACESAJ, CDL e SINCOMSAJ.

Ao logo de toda a sua trajetória, algumas edições foram consideradas históricas, pois modificaram o próprio veículo como a 7ª edição que foi a primeira com todas as páginas coloridas e 46ª que marcou o início da transformação do tipo de conteúdo publicado no impresso, já que ele começava a assumir o formato revista, mesmo com apenas três cadernos.

Em junho de 2012, pela primeira e única vez até então, a Revista Espaço Empresarial na sua edição 54 foi especial para um único tema, no caso, São João de Santo Antônio de Jesus. Entre as pautas, o crescimento da festa que começou graças à iniciativa das Entidades Empresariais, depoimento dos artistas e imprensa, decoração, entre outros. Foi um sucesso de aceitação que quase não deu para guardar restando apenas duas unidades no arquivo do Espaço Empresarial.

Ampliando os canais de comunicação entre as entidades empresariais e empresas associadas, a edição 12 da revista no ano de 2006 anunciava entre as pautas a criação do site www.espacoempresarialsaj.com.br. A nova plataforma foi fruto do programa Capacitar Nordeste, que mais tarde, elegeria a Associação Comercial e Empresarial como entidade destaque no Norte e Nordeste pela primeira vez.

E a 73ª edição? Bem, essa vai ficar para a história interna. Rumo aos 10 anos!
(Aloma Brito - ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ)

Nenhum comentário:

Postar um comentário