IPTU 2024

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Universidade para IDOSOS é implantada em VALENÇA...

A prefeita Jucélia Nascimento participou na quinta-feira (12), no auditório da UNEB, Campus XV-Valença, da abertura oficial da Universidade Aberta à Terceira Idade (UATI).

Durante o evento, que reuniu uma alegre platéia, na sua maioria com pessoas da terceira idade, foi abordado o tema Paradigma do Envelhecimento Ativo. Redescobrindo Caminhos e Ressignificar o Conceito de Envelhecer, proferido pela coordenadora da UATI, Sônia Bamberg.

A abertura do evento contou com uma exibição de dança do grupo de idosos da Faculdade da Terceira Idade (FAT), em uma demonstração que alegria e disposição são estados comportamentais que independem de faixas etárias.

O Campus da UATI em Valença é o 23º no Estado e contou com a participação decisiva do governo municipal, através da Secretaria da Promoção Social, para sua implantação. A prefeita Jucélia destacou a iniciativa da UNEB em valorizar as pessoas nos seus aspectos do ser humano e social. “A UATI é um exemplo de mudanças de atitudes das instituições que voltam suas atenções para o ser humano”. Aproveitou para elogiar a dedicação do coordenador administrativo do Campus XV, Reginaldo Araújo, em buscar a implantação de uma Unidade em Valença.

O projeto conta com 180 alunos na 3ª idade e tem por finalidades proporcionar ao público-alvo atividades de extensão com vistas à sua formação continuada, oferecer espaço para exercícios de livre expressão de suas potencialidades artístico-culturais, desenvolver atividades que estimulem a participação política e social, preparar para o processo de envelhecimento, resgatando a autoconfiança e a autoestima, através de uma formação teórica e prática, e viabilizar o intercâmbio de experiências entre gerações.

O modelo pedagógico não exige do aluno competitividade através de avaliação de notas e o seu foco é a troca de experiências, sendo uma forma leve de aprendizado. Entre as atividades previstas, estão: direito da pessoa idosa, aulas de línguas (inglês, francês e espanhol), cultura, informática, meio ambiente, saúde, nutrição e terapia na 3ª idade. 
O diretor do Departamento de Educação do campus XV, Pedro Sabino, ressaltou que a UATI é um projeto multidisciplinar, que serve de motivação para os alunos. “Temos um projeto que servirá de motivação e interação das comunidades”, disse.

Já Reginaldo Araújo ressaltou que “a UNEB oportuniza uma reflexão do quanto é importante à atenção ao idoso, com responsabilidade social e a valorização do ser humano”.

O evento contou ainda com as presenças das secretárias municipais Viviane Oliveira, da Saúde, e Renata Sampaio, da Promoção Social, Renata Sampaio, das coordenadoras dos CRAS da Baixa Alegre e Bolívia, alunos da UNEB, entre outras.
(Ascom – Prefeitura de Valença)

Nenhum comentário:

Postar um comentário