IPTU 2024

sábado, 7 de setembro de 2013

JOBS: Filme que mostra trajetória de Steve Jobs já está nos cinemas...

Para fãs da Apple, é impossível não abrir o sorriso ao ver Steve Jobs com seu vestuário típico, de calça jeans e blusa preta de gola rolê, subindo ao palco para lançar um novo produto. Esse é o ponto de partida de JOBS, um filme independente em que Ashton Kutcher visualmente engana bem ao dar vida nas telonas ao visionário cofundador da Apple, que morreu em 2011.

O filme — que estreou nesta sexta-feira 6 no Brasil — parte do lançamento do iPod em 2001, o produto que abriria a era de "i" sucessos da Apple. A narrativa então volta aos tempos em que um descalço Steve frequentava o Reed College nos anos 70 e segue até a volta de Jobs ao comando da Apple nos anos 90.

Quem conhece bem a trajetória de Jobs não terá dificuldade em preencher as lacunas deixadas pelo filme e conectar cenas que parecem jogadas, como que em uma obrigação de registrar que Jobs era adotado, tomava ácido na faculdade e viajou para a Índia após largar a faculdade. De fato, condensar em duas horas quem era Steve Jobs e a sua importância no setor de tecnologia requer omissões significativas e corre o risco de superficialidade — resultados atingidos pelo filme dirigido por Joshua Stern com roteiro de Matt Whiteley. Há pinceladas da personalidade difícil de Jobs, como a recusa em reconhecer a filha e a brutalidade em que demite um funcionário, mas o filme não vai fundo em sua representação. Aliás, um dos momentos que melhor definem Steve Jobs - a sua volta por cima na Apple - foi contado assim, superficialmente.

Embora a cena inicial e depois a final (sem spoilers desta vez) sejam fortes o bastante para tocar usuários de produtos da Apple, saí do cinema com aquela sensação de algo estava faltando para me convencer de uma história que tanto sei a respeito. Também pouco importa que Steve Wozniak — que fundou a Apple com Jobs — tenha dito ao blog Gizmodo que o filme entretém mas não é bom o bastante para que ele o recomende. Fãs de tecnologia vão correr o risco de se decepcionar no cinema mesmo assim porque, afinal de contas, tudo sobre Jobs envolve interesse.

Salvador
Em Salvador você pode assistir JOBS em quatro locais:  nas salas do UCI Orient Iguatemi e Aeroclube, também do Cinépolis Salvador Norte e Bela Vista. Veja os horários, abaixo:

UCI Orient Iguatemi - Sala 12 (105 lugares)
13h00; 15h40; 18h20; 21h00; 23h40
Cinépolis Salvador Norte - Sala 2 (141 lugares)
13h15; 16h00; 18h40; 21h25



Nenhum comentário:

Postar um comentário