IPTU 2024

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

ESTARRECEDOR: Prefeita Jucélia Nascimento fecha 19 Núcleos do PETI em Valença...

Apesar de receber mais de um milhão e meio de reais dos Governos Federal e Estadual para manter as Unidades de Jornadas Ampliadas (UJA), mais conhecidas como Núcleos do PETI, a prefeita de Valença, Jucélia Nascimento, determinou o fechamento de 19 núcleos espalhados pelas zonas rural e urbana do município. São 18 unidades fechadas no campo e uma na cidade.

Com este ato Jucélia Nascimento nega a sua história como Assistente Social e Secretária Municipal da área, nos seus mais de 10 anos como servidora pública na Prefeitura de Valença.

Nega também a sua origem humilde, de filha de pequenos agricultores moradores da zona rural, brutalmente atingida com o fechamento de 18 núcleos do programa, e nega, ainda, o direito ao trabalho, ao demitir, somente na Secretaria Municipal da Promoção Social, mais de 60 pais e mães de famílias.

Nega, mais uma vez, a chance de tirar milhares de crianças das condições indignas e escravizantes do trabalho infantil, pois com os fechamentos elimina a possibilidade de ser realizada a transformação social oferecida pelo programa, através da jornada ampliada - "educação de turno integral" - com atividades de reforço escolar, realização de oficinas arte-educativas e do fornecimento de alimentação, a necessária merenda do PETI.

PETI
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), articula um conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos (exceto quando na condição de aprendiz, a partir dos 14 anos...) da prática do trabalho precoce, garantindo suas permanências nos estudos.

O PETI é um programa, que em seu conjunto, compreende a transferência de renda direta – por meio do Programa Bolsa Família –, acompanhamento familiar, escolar e oferta de serviços socioassistenciais, atuando de forma articulada com Estados e Municípios, com a participação da sociedade civil.

PROVIDÊNCIAS
O absurdo cometido pela prefeita de Valença clama, pelos menos, uma atitude dos Governos Federal e do Estado, da Vara da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Câmara de Vereadores, além dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, no sentido de restabelecer a ordem e obrigar o Poder Executivo Municipal a cumprir uma de suas funções essenciais, que é a AÇÃO SOCIAL, em nome do Estado Democrático de Direito, garantido pela Constituição Federal.

Diante do exposto,
QUEM vai TOMAR as devidas PROVIDÊNCIAS!?


CONFIRA, ABAIXO, A RELAÇÃO DOS NÚCLEOS DO PETI FECHADOS POR DETERMINAÇÃO DA PREFEITA JUCÉLIA NASCIMENTO:

01 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DO RIO DO MEIO - OROBÓ

02 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA LÁZARO ROMANO - SETOR DE BABAU/OROBÓ

03 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA BALTAZAR - OROBÓ

04 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA SUBIDA DOS TRÊS RIACHOS - RIO PIAU/COLÉGIO CARLOS REIS - OROBÓ

05 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA ATALIBA LACERDA - SARAPUÍ

06 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DA QUADRA DE ESPORTES DE MARICOABO\CAJAÍBA - DESTERRO

07 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA RURAL DA GRACIOSA EM GERSON - MARICOABO\CAJAÍBA

08 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA JORGE AMADO - TOMBADOR

09 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA ESCOLA NATAN COUCEIROS DE MATOS - CASCALHEIRA DO JIQUIRIÇÁ

10 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA ESCOLA TANCREDO NEVES - BAIXA DO JIQUIRIÇÁ

11 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA JOÃO TEODORO - SETOR DE DINO, NO GEREBA

12 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DA CAPELA DE SANTANA

13 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA RAFAEL TRÓCOLI - CONTENDAS

14 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA LEONEL LÚCIO - BAIXÃO DA VÁRZEA

15 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA FLORÊNCIO CAFÉ NASCIMENTO - TABULEIRO DA VÁRZEA

16 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DO BOMFIM

17 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DA AMEPRU - GEREBA

18 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DA APEAG - GEREBA

19 - NÚCLEO DO PETI - UNIDADE DE JORNADA AMPLIADA DO COLÉGIO GENTIL PARAÍSO MARTINS - SEDE - VALENÇA





13 comentários:

  1. NEILA FONSECA: q loucura desta prefeita,sou educadora municipal daí de Valença trabalho na zona rural no Bomfim e eu via o brilho nos olhos dos meus educandos no horario de ir p o PETI,via a responsabilidade dos professores do PETI,eu me questiono neste momento de lapso da gestora de Valença ela realmente é assistente social?

    ResponderExcluir
  2. "A melhor forma de transformar a vida de uma criança é transformar o mundo onde ela vive".

    Sem palavras.

    JACI CRUZ

    ResponderExcluir
  3. Lamentamos, Leila. Cobramos Justiça e o restabelecimento deste Serviço Social, tão básico...

    ResponderExcluir
  4. A dor, diante de um exagero administrativo deste, é imensurável, Jaci.

    ResponderExcluir
  5. TERESA BAIÃO: Por incrível que pareça, já estamos acostumados a só receber notícias ruins de Valença.

    ResponderExcluir
  6. TERESA BAIÃO: Volto a dizer, o valenciano está tendo o governo que escolheu e que merece.

    ResponderExcluir
  7. TERESA BAIÃO: Pobre Valença, minha cidade que tanto amo, não acerta com seus governantes.

    ResponderExcluir
  8. Meus caros,

    Para imputarmos à alguém qualquer culpa, cumpre-nos estabelecer o contraditório, assim aliás, estaremos nos vergando ao estado de direito, pois, ao estado democrático já o fizemos em 07 de outubro último com a eleição da prefeita. Diante das informações trazidas pelo competente repórter, devemos e logo, cobrar da chefe do executivo explicações e, a partir de então, sem as cores da disputa partidária a reavaliação se possível dos atos administrativos que deram origem a possíveis equívocos, se é que os ouve. Desarmar o espírito é a melhor maneira de de enxergar o mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro anônimo,

      O "estado democrático" não se reduz ao pleito de 7 de outubro último... (pelamordedeus) a eleição é apenas uma das etapas do amplo exercício democrático realizado pelos cidadãos, que quando têm 19 núcleos do PETI fechados, sem que sejam consultados, acabam órfãos da prática antidemocrática do Governo de Valença.

      Com relação a "Desarmar o espírito é a melhor maneira de enxergar o mundo...", nós praticamos, prazeirosamente, esse "estado de espírito desarmado" diariamente, tanto é que publicamos, sem politicagem, todas as ações positivas da prefeita "Jucélia 19" neste nosso veículo de comunicação.

      Não somos filiados a Partidos e sim à ideias!

      Até mais!

      Excluir
  9. O Ministério do Desenvolvimento Social, através da resolução 08, de 18 de abril, modificou a nomenclatura de alguns programas do Serviço de Proteção Especial. O Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (PETI) é um deles. A mudança também reflete a reformulação do programa, que passa a dar assistência aos jovens e idosos.

    Com a nova nomenclatura, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCSV), o projeto passa a atuar dentro dos quatro eixos: informação e mobilização; identificação e proteção de criança e adolescente em situação de trabalho infantil; defesa, responsabilização e monitoramento.

    O ProJovem também recebeu alteração e passa para a nomenclatura de Coletivo de Jovens. A Assistente Social Patrícia Leite, titular da Secretária do Desenvolvimento Social e Juventude, explica que as equipes técnicas já existentes nos equipamentos serão mantidas, de forma que cada uma deverá desenvolver programação para atender esse novo público-alvo.

    ResponderExcluir
  10. Uma humilhação para os nossos queridos munícipes.
    Mas, preparem-se, ainda terá MAIS...

    ResponderExcluir
  11. SEMPRE DISSE E AFIRMEI QUE ESTA PREFEITA ERA, E É UM ENGODO, DO TAMANHO DO MUNDO, OUTRA ELEIÇÃO VEM AÍ... VOTA NELA , VOTA..........POR QUE EU NÃO VOTEI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  12. NUNCA TIVE FÉ NESTA PREFEITA, QUE É MAIS UM CLONE DE RAMIRO..... DAÍ QUE NÃO VOTEI E NUNCA VOTO NELA...................

    ResponderExcluir