IPTU 2024

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Diretores e Coordenadores Pedagógicos debatem 'Prova Brasil', 'PDE Interativo' e 'PDDE-Campo' no Município de Cairu

Na quarta-feira, 28 de agosto, a Secretaria Municipal da Educação de Cairu (Seduc) promoveu, no auditório da Câmara de Vereadores, um bom encontro entre diretores de escolas e coordenadores pedagógicos, que passaram o dia socializando informações, organizando estratégias, debatendo ideias e buscando orientações com os técnicos da Seduc a cerca da Prova Brasil 2013, Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE Interativo) e Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-Campo).

A secretária da Educação, Líliam Vieira da Silva, deu as boas vindas aos participantes, discorreu sobre a pauta da reunião, abordou os princípios de organização essenciais para a obtenção de sucesso nas adesões aos programa governamentais, apresentou o PDDE-Campo, que beneficiará quase 70% das instituições de ensino do município e lançou a "Operação Prova Brasil", visando a implementação de ações pedagógicas no fortalecimento dos resultados das provas, que serão realizadas pelos estudantes do quinto e nono anos do ensino fundamental, no próximo mês de novembro.

PDE INTERATIVO
Neste mesmo dia, a rede de ensino de Cairu aproveitou a ocasião para oportunizar o cadastramento de todas as escolas no ambiente PDE-Interativo. A atividade foi iniciada e, parcialmente, interrompida pelo "apagão no nordeste".

O PDE-Interativo é uma importante ferramenta de apoio à gestão escolar desenvolvida pelo MEC, em parceria com as secretarias da Educação. Ele está disponível para todas as escolas públicas cadastradas no Censo Escolar, auxiliando as mesmas no planejamento estratégico, no trabalho das equipes em busca de resultados comuns, investindo para oferecer mais qualidade de ensino ao estudante, buscando o aumento de sua aprendizagem. 

PDDE-CAMPO
Já o PDDE-Campo está chegando como novidade em Cairu. O programa destina recursos financeiros de custeio e de capital às escolas públicas localizadas no campo (zona rural, beiradas e congêneres), para propiciar adequações e benfeitorias na infraestrutura física dessas unidades, necessárias à realização de atividades educativas e pedagógicas voltadas à melhoria da qualidade do ensino. 

Uma das principais atividades do encontro da última quarta-feira foi exatamente a promoção, junto aos gestores, da adesão em massa das escolas ao programa, validando o Termo de Declaração e Compromisso, que teve prazo encerrado no fim de semana passado. Sendo que, no Município de Cairu, 15 escolas serão beneficiadas pelo PDDE-Campo, podendo chegar a 17 unidades.

O dinheiro do PDDE-Campo pode ser empregado na contratação de mão de obra para realização de reparos ou pequenas ampliações e cobertura de outras despesas, que favoreçam a manutenção, conservação e melhoria de instalações, bem como na aquisição de mobiliário escolar e na concretização de outras ações, que concorram para a elevação do desempenho escolar. Os recursos variam de acordo com o número de estudantes matriculados.

PROVA BRASIL
Com relação à Prova Brasil, a Seduc preparou um plano de ação a ser executado pelas escolas, o qual reúne as competências e habilidades medidas pela avaliação a ser aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

Os técnicos da secretaria fizeram um trabalho minucioso, priorizando no projeto o acompanhamento pedagógico, com atividades de língua portuguesa, matemática e ciências focadas nas matrizes de referência, temas, tópicos e descritores da Prova Brasil. Tudo preparado para a obtenção de melhores médias de desempenho, que subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

No final do encontro ainda foram tratados assuntos importantes, como as comemorações do 7 de Setembro, a qualidade crescente da merenda escolar e o fardamento, que foi distribuído gratuitamente para quase 5 mil alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário