IPTU 2024

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

VALENÇA: escola estadual do Jiquiriçá será inaugurada em breve...

 Escola de Ensino Médio do Jiquiriçá está quase pronta... 
Quem passa pela BA 001, nas imediações da ponte sobre o rio Jiquiriçá, e vê uma ladeira de barro não imagina que ali, há dez quilômetros, está sendo construída mais uma grande obra pelo Governo do Estado da Bahia para a comunidade de Valença. Trata-se de mais uma escola de ensino médio que, pelo esforço da DIREC 5, o empenho e a união da comunidade, estará já funcionando no início deste semestre.

Com seis salas de aula, área coberta, laboratório de informática, biblioteca construídas num espaço de 5 mil metros quadrados, a escola já está em fase de acabamento. Detalhes como colocação do piso do pátio, pintura de paredes e portas já estão sendo realizados por 18 trabalhadores, que, a todo vapor, tocam a obra.

A escola que, é a 3ª construída nesta gestão, faz parte de um processo de expansão da educação para o campo, fixando a juventude na zona rural, dando condições de aprendizagem agregada aos saberes da terra. A primeira foi construída na comunidade do Bonfim e a segunda no Orobó, além dos anexos em Serra Grande e Guaibim, que funcionam em espaços alugados.

Outro aspecto positivo é que a construção já vem integrando os moradores locais. A obra, por exemplo, está sendo construído no terreno doado pela pequena agricultora, Doralice dos Santos cujo sonho era ver os filhos estudarem próximo à sua propriedade. Por isso, Doralice doou sua única propriedade para ver seu sonho se realizar. Como justa homenagem, a escola terá o nome do seu pai, Bernardo Bispo dos Santos, escolhido por unanimidade entre os moradores. Seu Bernardo, que faleceu em 1995, doou também o terreno para a escola municipal que funciona ao lado, além de ser fundador do grupo cultural Arguidá, manifestação que resgata a cultura da farinha de mandioca.

Mas não é só isso. No canteiro de obras, trabalha o senhor Gilson Lopes Souza. Gilson trabalhava como autônomo, realizando pequenos serviços de pedreiro. Integrado á obra, desde julho do ano passado, Júlio exibe com orgulho o capacete e uniforme da empresa que o contratou. Outro exemplo é o jovem Messias Ramos de Jesus, 23 anos. Morador do Orobó, Messias trabalha durante o dia e estuda à noite na escola Gentil Paraíso, também do Estado.

Para a professora Flordolina Angélica, diretora da DIREC 5, que batalhou pela construção da unidade como compromisso de sua gestão, o padrão de qualidade da estrutura e o ensino já experimentado nas outras escolas já entregues por esse governo, demonstram o zelo com a educação pública. “A escola do Jiquiriçá é linda e terá também um excelente nível pedagógico como já constatamos nas outras. O povo do campo merece o melhor. Esperou muito por esse grande sonho. Essa comunidade sofreu décadas com a distância, as estradas ruins e agora tem a maior estrutura da história do Jiquiriçá, o maior investimento realizado na zona rural de Valença. O governo Wagner entrega a cada mãe, pai e jovem a Escola Estadual Bernardo Bispo dos Santos, cujas matrículas iniciam no dias 25 de fevereiro, com 480 novas vagas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário