IPTU 2024

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

ESCOLA do TEATRO BOLSHOI fará, neste fim de semana, sua quarta audição em Valença para seleção de bailarinos...

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realizará nos próximos dias 24 e 25 (sábado e domingo) sua quarta audição na cidade de Valença, como parte do processo de escolha de bailarinos para seletiva nacional. Os participantes concorrerão à bolsa de estudo na cidade de Joinville-SC, onde já estudam 11 bailarinos de Valença, oriundos da Cia. de Ballet Styllo Corpo.

Participarão desta audição bailarinos de Valença, Itabuna, Jequié, Cairu, Nilo Peçanha, Santo Amaro da Purificação, Nazaré das Farinhas, Ituberá, Saubara, Camamu, Taperoá e Salvador.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia. Seu ideal é o mesmo da Escola Coreográfica de Moscou, criada em 1773: proporcionar formação e cultura por meio do ensino da dança, para que seus alunos tornem-se protagonistas da sociedade, a partir do lema "Formar artistas cidadãos, promovendo e difundindo a arte-educação".

Anualmente a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza audição e processo seletivo com possibilidade de ingresso para novos alunos para o curso básico de dança clássica e para os cursos técnicos de dança clássica e contemporânea.

AUDIÇÃO
A audição pode acontecer em vários lugares do país e no exterior por meio de convite ou por interesse da Escola Bolshoi. É direcionada para candidatos com conhecimento prévio em dança.

Nesta avaliação é realizada uma aula de balé clássico e dança contemporânea, de acordo com a vaga para qual o candidato está inscrito, e uma avaliação física. São observados o nível técnico, equilíbrio, musicalidade, giros, saltos e elasticidade do candidato, além do uso das sapatilhas de ponta para as meninas que disputam vaga na dança clássica. 

PROCESSO SELETIVO
A seleção anual para novos alunos compreende etapas que vão do despertar de jovens e crianças para o mundo das artes, até avaliações médicas e artísticas específicas. São disponibilizadas vagas para os cursos técnicos e básicos da instituição, ou seja, para crianças sem conhecimento em dança e para candidatos com conhecimento em dança. 

A seleção é aberta para qualquer pessoa do Brasil ou do exterior, chegando a um índice de 40 candidatos por vaga. O processo seletivo tem procedimento técnico definido e fundamentado, com condições de encontrar futuros talentos e indicá-los a estudar na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

Para os candidatos de cidades conveniadas com o Bolshoi Brasil, o Processo Seletivo compreende três etapas: Motivacional, Pré-indicação e Seleção. Para os demais candidatos de todo o país ou exterior, que não possuem convênios com a instituição, o Processo Seletivo, efetivamente, é a Seleção.

Confira as três etapas do Processo Seletivo:

A 1ª etapa é Motivacional. Mostra o trabalho da instituição e incentiva crianças e adolescentes a fazer parte do universo da dança. A participação dos professores da rede pública e de arte-educadores é fundamental para estimular os futuros candidatos. 

A 2ª etapa é a Pré-indicação. Após a criança ser motivada, através de seus professores ou até mesmo por meio da socialização da dança em formações de platéias, os já candidatos realizam exercícios específicos, administrados por uma equipe da Escola Bolshoi e os com maior potencial participam da última etapa: a seleção.

3ª etapa é a Seleção, que se divide em:
Médico-fisioterápico. Os candidatos passam por avaliação com médicos e fisioterapeutas para atestarem as condições para a prática da dança. São analisadas musculatura, articulações, desvios posturais, habilidades físicas, motoras, sinais vitais (frequência cardíaca respiratória), percentual de massa corpórea e somatotipo. Além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade. 

Artístico-musical e cognitiva. Profissionais da Escola avaliam quesitos de musicalidade, força, projeção cênica e desempenho intelectual dos candidatos.

FAIXA ETÁRIA
Este ano as vagas, para alunos de ambos os sexos, estão definidas para a faixa etária dos nascidos entre 1996 e 2004, que poderão concorrer às bolsas de estudo para os cursos oferecidos pelo Bolshoi:

O Curso Técnico de Nível Médio em Dança Clássica, com vagas conforme disponibilidade no turno vespertino. É necessário ter conhecimento/vivência em dança e absorve somente candidatos nascidos entre os anos de 1996 a 1999, que estejam cursando o ensino médio. 

E o Curso Básico em Dança Clássica, com vagas conforme disponibilidade nos turnos matutino e vespertino, com alunos sem a necessidade de conhecimento em dança e também outros com vivência em dança, mas somente para candidatos nascidos entre os anos de 1998 a 2004.

Contatos: Sínthia Bulcão (75) 8838-7058 / styllocorpo@gmail.com

Um comentário:

  1. Parabens SINTHIA, eu enquanto mãe de aluna do Ballet Styllo Corpo sei muito bem do seu real valor na cidade de Valença...

    ResponderExcluir