Comissão Organizadora da II Conferência Municipal da Cultura Taperoense |
A Conferência reuniu cerca de 150 pessoas. Contou com a irreverência do Palhaço Ternurinha, como mestre de cerimônia. Durante a abertura todos cantaram o Hino Nacional e logo depois a Banda Afro Mama África fez uma bela apresentação. Foram convidados para compor a mesa o Diretor de Cultura André Agostinho Souza (Mestre Deco), a Secretária Municipal da Educação Teresinha Reis, a Secretária Municipal da Ação Social Christianne Guimarães e Vanessa Andrade, representante territorial da cultura. O Diretor Deco e a assessora técnica Joélia Sacramento coordenaram as apresentações sobre a cultura do município e a importância da implementação do Sistema Municipal de Cultura. “Fico feliz pela importância que a cultura tem ganhado. Fazer cultura sem dinheiro é difícil, por isso as parcerias se tornam essenciais. Queremos a participação popular. Queremos a colaboração de todos na construção de um Plano de Cultura forte”, ressaltou a Secretária da Educação Teresinha.
Os participantes fizeram uma grande roda para discutirem os eixos temáticos e aprovaram diversas propostas em plenária. Destaque para: Alteração da Lei para Secretaria de Cultura independente; alteração total da Lei do Conselho Municipal de Cultura; criação de minuta da Lei do Fundo, através de Audiência Pública e articulações do Conselho e sociedade civil; calendário para reuniões de elaboração do Plano Municipal de Cultura; revisão da Lei do Tombamento, em parceria com a comissão da Conferência das Cidades, focando a definição da Praça da Bandeira como centro histórico da cidade com seus casarios, inclusive restauração do obelisco; criação de uma coordenação técnica e jurídica para prestar assessoria as associações, entidades e grupos culturais, além de qualificação em elaboração de projetos, empreendedorismo e associativismo; oficinas de revitalização e renovação das manifestações culturais, tais como: Chegança, Zambiapunga, Dondoca, Dondoco, entre outras; implantação do Momento Cultural nas escolas com a apresentação dos referidos grupos; criação do Centro de Tradições Taperoenses, o qual deverá abraçar toda a cultura do município, incluindo o registro dos mestres dos saberes e fazeres, servindo como espaço para atividades diversas (Semana Municipal de Cultura), objetivando também a geração de renda.
Na oportunidade foi formado um grupo de trabalho para a execução e o acompanhamento do Plano de Ações Estratégicas para a cultura no município. Também foram eleitos como delegados territoriais representando a sociedade civil: Rodrigo Rodrigues, Cirilo dos Santos, Carlos André Silva, Wellington Oliveira, Antônio Carlos dos Santos. O Mestre Deco e Florice Barreto serão os delegados representantes do poder público. Cirilo dos Santos foi eleito delegado estadual. O encerramento aconteceu por volta das 18 horas, com uma bela celebração cultural, com apresentações de dança, Zambiapunga, Boneca Lili, entre outros. “Agradeço a participação de todos. Vamos buscar parceiros para colocar em prática as ações que tanto almejamos”, finalizou Christianne Guimarães, Secretária da Ação Social.
(Vanessa Andrade)
Nenhum comentário:
Postar um comentário