IPTU 2024

quinta-feira, 18 de julho de 2013

SAJ: Diretoria se reúne com Secretaria de Comércio, Indústria e Agricultura

No último dia 5 de julho, a diretoria das Entidades Empresariais se reuniu com o Secretário Municipal de Agricultura, Indústria e Comércio, Ailton Lago e o Diretor Municipal de Agricultura, José Carlos Toneto para discutir ações de interesse do setor. Na pauta, a revisão do estatuto do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), para inclusão de uma cadeira das Entidades Empresariais; a atual situação da COOPASA (Cooperativa de Agropecuária de Santo Antônio de Jesus); Expomandioca e cadastramento do produtores rurais ao PRONAF.

Como primeira ação junto aos associados da COOPASA, a secretaria está dialogando com as comunidades rurais com a proposta de fomentar o associativismo e desenvolver o setor agroindustrial no município, segundo informações de José Carlos Toneto. Ainda foi salientada pelo diretor a necessidade de organização do setor, principalmente no que se refere à venda final da produção de farinha na região onde a forte presença de atravessadores prejudicam os pequenos produtores. 

Questionado sobre a realização da próxima Expomandioca, José Carlos Toneto informou que a secretaria está articulando a vinda de fabricantes de equipamentos para pequenos produtores, juntamente com diversos cursos de capacitação. Com isso, espera-se que os produtores possam trabalhar um mesmo produto para diversas finalidades, agregando valor as suas produções e ampliando o leque de ofertas para o mercado regional. 

Uma importante questão relatada por José Carlos Toneto aos diretores e que impede o crescimento do setor é a falta de cadastro dos produtores locais ao programa de incentivo de crédito do governo federal, PRONAF. De acordo com dados levantados pela diretoria de agricultura, menos de 15% dos produtores locais possuem o referido cadastro e por isso, a secretaria está realizando ações específicas nesse setor. 

Durante a reunião, o Secretário Ailton Lago informou ainda a realização de uma pesquisa de avaliação dos festejos juninos que aconteceram na cidade. A pesquisa foi desenvolvida pela Secretaria de Planejamento do Estado ouvindo empresários, visitantes, ambulantes e feirantes sobre os diversos setores que são influenciados pela festa no município. Os resultados dessa pesquisa ainda não foram divulgados oficialmente, mas o secretário acredita que trará indicativos interessantes para a elaboração da próxima edição. 
(Aloma Brito - ACESAJ/CDL/SINCOMSAJ)




Nenhum comentário:

Postar um comentário