IPTU 2024

terça-feira, 18 de junho de 2013

Com o tema “Plantando São João”, Ituberá segue o ritmo do arrasta-pé com sustentabilidade em 2013

Vamos plantar minha gente! Neste São João a colheita vai ser boa!

Neste ano de 2013, as comemorações juninas em Ituberá seguem o ritmo do arrasta pé com sustentabilidade, com o tema Plantando São João.

Nos dias 22, 23 e 24 de junho o município fará uma homenagem à zona rural, à agricultura, ao meio ambiente e ao intercâmbio cultural das tradições regionais. A expectativa de público é de 7 mil pessoas por dia.

As comemorações vão acontecer no Dique da Cidade, com atrações musicais, apresentação de quadrilhas, concurso de decoração junina das ruas do centro da cidade, além do tradicional forró. Serão montados dois palcos; o primeiro será nos moldes tradicionais, o Palco I, e o segundo será uma réplica de um Coreto, espécie de palco em formato arredondado, geralmente encontrado em cidades do interior.

Na estrutura do evento, terá ainda os espaços Caminho na Roça, Casa de Farinha e o Bazar da Economia Criativa. Além da programação oficial do São João no Dique, tem as festas de camisa e blocos, que prometem muita animação, como o Forró Dendê (22), a Jega Elétrica e o Jegue Elétrico (23) e Os Guellas (24).

Meio Ambiente - O Município de Ituberá deverá abordar a temática do meio ambiente durante os festejos do São João de 2013, com uso de material reciclável na decoração, destinação adequada de resíduos sólidos e adoção de plano de uso eficiente de eletricidade, utilizando biodiesel para abastecer os geradores de energia. O compromisso foi assumido com o Ministério Público estadual, por meio de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado na Promotoria Regional Ambiental de Valença. O TAC foi firmado pela secretária de Meio Ambiente de Ituberá, Daniella Guimarães, e pela procuradora do Município, Dijeane Costa, com o promotor de Justiça Tiago Quadros. 

Em 2011, o Município de Ituberá foi autuado pelo Ibama por ter utilizado espécies nativas da mata atlântica, extraídas ilegalmente, na ornamentação da cidade para os festejos de São João. Com o TAC, eles se comprometeram a não mais utilizar qualquer exemplar da flora nativa da mata atlântica, sem autorização, para ornamentação da cidade. Além disso, deverão ser confeccionados estandartes com frases associadas à temática de preservação ambiental e esclarecido à população, no texto da locução oficial na abertura do evento, os motivos que levaram à utilização da decoração com material reciclável e sobre o acordo firmado com o MP.

A Prefeitura fará uma parceria com associações de catadores e ONG’s que trabalham em atividades voltadas para a reciclagem, com o objetivo de fazer o reaproveitamento de todos os resíduos sólidos gerados durante o evento.

Bazar da Economia Criativa – Será aberto no dia 20/06, às 9h, e o encerramento será às 20h do dia 24/06. Neste espaço cerca de 20 empreendedores colocarão os seus produtos de Artesanato, Comidas do lugar e Moda em exposição e para comercialização, com o objetivo de promover a economia criativa de Ituberá, divulgando e aquecendo a economia local. Aproveitem a oportunidade e venham conferir!

Casa de Farinha – Uma replica de casa de farinha estará montada, com o objetivo de valorizar ainda mais a mandioca, demonstrando para os agricultores, população local e visitantes a importância desta raiz tão utilizada na região e todo seu processo de produção, onde será possível conferir toda a transformação da mandioca, desde o descascar da raiz até a produção de farinha e do beiju, por exemplo.

Caminho da Roça – O Município de Ituberá, com suas particularidades, traz no seu cardápio de atividades econômica e cultural, a agricultura e os festejos juninos como atividades tradicionais que se consolidam através de práticas como a produção da borracha natural, amêndoas de cacau, o dendê, o coco da Bahia, o extrativismo da piaçava, a produção de alimentos com destaque para o cultivo da mandioca, das folhosas, da fruticultura tradicional e exótica, flores e especiarias, entre outros.

Com o objetivo de fortalecer as ações da agricultura familiar, serão divulgadas unidades demonstrativas de serviços, plantios, cultivos de peixes e comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar.

O Caminho da Roça será montado no espaço entre o Diue e o Terminal Rodoviário de Ituberá.

Programação
No dia 22 de junho, sábado, às 7h, o Trio Zabumbáia e a cordelista Suely Valeriano se apresentam na feira livre do município; às 8h30 tocam no comércio, e às 20h30 tocam no Palco I. A dupla, Emerson e Esdra, se apresenta, às 21h, no palco Coreto. No intervalo da festa, Néa e seus Teclados anima o público também no palco Coreto. Às 00h30, do dia 23 de junho, o show fica por conta da banda Pirilampo, que se apresenta no Palco I. Novamente no intervalo, Néa e seus Teclados sobe ao palco Coreto. E às 02h, a banda Karrasco do Forró encerra as apresentações da noite, no Palco I.

No dia 23 de junho, às 21h, a banda Elite 4 sobe ao palco Coreto e anima o público. Às 23h, Juliano do Acordeon, uma das atrações principais da festa, se apresenta no Palco I. No intervalo dos shows, a banda Mania de Amar toca no palco Coreto. À 01h de segunda-feira, a banda D’boa Pra Zuar toca no Palco I. O segundo intervalo também fica por conta da banda Mania de Amar, novamente no palco Coreto. A banda Magníficos agita o público, às 02h, no Palco I.

Na segunda-feira, 24 de junho, às 15h, é a vez das crianças aproveitarem a festa, com a Criançada no São João, no palco Coreto. Às 18h, no mesmo palco, grupos de quadrilhas juninas farão apresentações. Em seguida, a banda Sol Maior no Forró sobe ao palco às 20h. Às 21h30, a banda Raio da Silibrina toca no Palco I. No intervalo, a banda Mania de Amar anima a festa no palco Coreto. Às 23h30, a banda Xodó de Saia sobe ao Palco I e encerra os festejos em Ituberá.

A expectativa é a de que os festejos juninos promovam o envolvimento de toda a população e suas cadeias produtivas, resgatando as tradições do município e as manifestações culturais, além de gerar oportunidades de negócios para os setores de comércio e serviços. O Plantando São João Ituberá 2013 será uma festa voltada também para a conservação ambiental.
Programação Oficial do São João 2013 de Ituberá

O Governo Um Novo Tempo Um Novo Rumo informa a Programação Oficial do São João de Ituberá 2013, com horários e atrações que será realizado entre os dias 22 à 24 de junho no Dique.

Serão três dias de muito Forró no Dique!

O Melhor São João da Região é em Ituberá!
(Assessoria de Comunicação PMItuberá)

Nenhum comentário:

Postar um comentário