IPTU 2024

domingo, 19 de maio de 2013

Valença ganha 300 moradias e Campus da Uneb

O Governo da Bahia entregou nesta sexta-feira (17), em Valença, no baixo sul do estado, 300 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida - um investimento de mais de R$ 12 milhões -, e a nova sede do campus XV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As cerimônias de inauguração tiveram a presença do governador Jaques Wagner.

Cada imóvel tipo village do Residencial Valença Setor 1, localizado no bairro Novo Horizonte, possui sala, dois quartos, cozinha, banheiro social, área de serviço, além de espaço de lazer, com quadra, e um destinado a um centro comunitário.

A vendedora Andréia Guedes não escondia a emoção de finalmente realizar o sonho da casa própria. “A minha vida inteira morei de aluguel, sem ter meu espaço. Agora, eu conquistei o meu espaço”.

Além das unidades do conjunto inaugurado, o município de Valença já está inscrito para receber outras 500 moradias do programa. Na Bahia, o Minha Casa, Minha Vida I e II contratou 107.253 imóveis, dos quais 39.154 já foram inaugurados.

Ensino
Antiga demanda da comunidade universitária, a nova sede do campus XV da Uneb tem 16 salas de aula e dois laboratórios de informática. Com mais de 14 mil metros quadrados, a área é dividida em dois pavilhões (administrativo e de aulas). Possui ainda dois quiosques, que abrigam a cantina, o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e as sedes dos diretórios acadêmicos, além do ambiente de convivência.

“É uma casa à altura dos alunos, professores e funcionários, melhorando as condições de trabalho e aprendizado”, afirmou o governador. Com investimentos de R$ 9 milhões, as novas instalações já recebem as atividades dos cursos de pedagogia e letras desde o início do último semestre letivo - em março deste ano -, beneficiando cerca de 600 alunos, além dos participantes de cursos de extensão.

Estudante do curso de licenciatura em história por intermédio da Plataforma Freire, George Gonçalves acredita que o novo campus é fundamental para o futuro. “Essa estrutura possibilita irmos à biblioteca com mais facilidade e as salas mais espaçosas melhoram nosso desempenho”. 

Outras obras
Durante a visita a Valença, Jaques Wagner anunciou que o governo vai concluir a ponte sobre o Rio Jacaré, comprar equipamentos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de nível 2 e construir uma unidade regional do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC). Estiveram presentes os prefeitos Leandro Ramos (Leo), Prefeito de Igrapiúna e Presidente da Amubs; Iramar Costa, Prefeita de Ituberá; Ivo Peixoto, Prefeito de Gandu; Heráclito Menezes (Herazinho), Prefeito de Piraí do Norte e Carlos Azevedo, Prefeito de Nilo Peçanha, além de deputados, vereadores e políticos da região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário