IPTU 2024

sábado, 16 de março de 2013

Cairu ganha escritório regional do IPHAN

Restauração do imóvel que abrigará o escritório já teve início

Futura sede do IPHAN em Cairu recebe obras de restauração
Já tiveram início as obras de restauração do sobrado secular, que pertenceu ao Coronel Cândido Meireles, localizado na Rua Direita de Cairu, na Sede do município, que abrigará o Escritório Técnico Regional do IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

A função deste escritório será a de realizar e aprovar projetos, assim como fiscalizar intervenções nas obras abrangidas pela poligonal de tombamento de todo o Baixo Sul e de municípios circunvizinhos.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Cultura, responsável por preservar a diversidade das contribuições dos diferentes elementos que compõem a sociedade brasileira e seus ecossistemas. Sua tarefa é proteger e valorizar o patrimônio cultural brasileiro. Hoje, no Brasil, são cerca de 90 cidades históricas protegidas, mais de mil bens tombados individualmente – em especial edificações civis, religiosas e militares, obras de arte, imagens e objetos sacros –, cerca de 15 mil sítios arqueológicos cadastrados e 15 manifestações culturais registradas como patrimônio imaterial.

Atualmente, na Bahia, o IPHAN possui escritórios técnicos nas cidades de Porto Seguro, Lençois, Cachoeira e Rio de Contas. Para o prefeito Fernando Brito, a instalação do escritório de Cairu é um ganho para toda a região. “Cairu, assim como outras cidades do Baixo Sul, possui um patrimônio histórico e cultural riquíssimo. Confiamos que com a instalação deste escritório, um órgão federal vale ressaltar, possamos obter uma atenção especial e grandes avanços na preservação deste importante patrimônio”, disse o prefeito. 
(Jamille Soares - Assessora de Comunicação Prefeitura de Cairu - BA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário