+ DE 20 obras

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

2º Fórum de Agricultura Familiar é realizado em Valença‏

Pequenos produtores rurais lotaram o auditório da ACE/CDL para discutir os problemas do campo...

Joailton de Jesus, vice-prefeito e secretário da Agricultura de Valença

A Prefeitura de Valença deu mais um importante passo para viabilizar importantes projetos em prol do pequeno agricultor. O setor, que vinha desestimulado e sem perspectiva, agora volta a ter novas esperanças, após a política de valorização de homens e mulheres do campo, implementadas no governo da Prefeita Jucélia Nascimento e do Vice-Prefeito Joailton de Jesus.

Na manhã desta segunda-feira (25), a Prefeitura de Valença realizou o 2º Fórum de Agricultura Familiar.

O evento, que aconteceu no auditório da ACE/CDL, trouxe para Valença representantes de diversas associações de pequenos agricultores, representantes do Banco do Brasil e Bancoob, CEPLAC entre outros. Comandado pelo Secretário de Agricultura de Valença, Joailton de Jesus, o Fórum foi palco de apresentação de vários projetos direcionados ao pequeno produtor rural. O diretor do departamento de Agricultura Familiar, José Velloso, apresentou aos presentes as novas diretrizes para a inserção de agricultores no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Jorge Velloso diretor da ONG Água Boa, apresentou propostas para Crédito Fundiário e Habitação no Campo e Joailton de Jesus, apresentou o Programa de Desenvolvimento do Setor da Borracha Natural do Estado da Bahia (PRODEBON).

Segundo Joailton de Jesus, a meta é permanecer com a realização do Fórum mensalmente. “Essas reunião vão legitimar as ações decididas pelas associações”, declarou. Uma nova reunião ficou agendada para o próximo dia 25 de março.

O auditório da ACE/CDL lotado demonstra o grande interesse dos agricultores em estar participando do Fórum. A Secretaria de Agricultura tem articulado com instituições financeiras a melhor maneira de o agricultor adquirir créditos. Para isso, técnicos estão sendo disponibilizados para apoiar as associações e um cadastro está sendo feito para um diagnóstico mais próximo da realidade de cada produtor.

Participaram ainda do Fórum os vereadores Rey Maluquinho e Adailton, o secretário de Planejamento, Eduardo Gomes, Secretário de Indústria e Comércio, Ademir Costa, a Diretora de Meio Ambiente, Cláudia Silva e colaboradores do Departamento de Agricultura.
(Ascom PMV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário