IPTU 2024

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Santa Casa de Valença implementa processo de triagem no Pronto Socorro

Medida tem como objetivo a otimização e humanização do serviço


Seis em cada dez pessoas que procuram o Pronto Socorro não apresentam necessidade de atendimento de urgência. Esses números, baseados em Sistemas de Classificação de Risco utilizados mundialmente, demonstram o uso inadequado que a maioria das pessoas faz do Pronto-Socorro, serviço destinado exclusivamente para atendimentos de urgência e emergência, que impõem risco de morte ou situações de extremo desconforto ao paciente.

Para otimizar o atendimento de urgência e emergência, a Santa Casa de Misericórdia de Valença implementou no Pronto-Socorro o processo de triagem do paciente. O objetivo é priorizar o atendimento dos pacientes mais graves, que apresentam risco imediato.
Segundo o diretor médico da Santa Casa de Valença, Mateus Simões, o objetivo e prioritário da implantação da triagem é organizar, humanizar e selecionar por riscos a prioridade dos atendimentos. “O paciente será atendido inicialmente por uma enfermeira, que fará uma entrevista para estabelecer a patologia e a gravidade, determinando a sua . Após aferir pressão e alguns procedimentos iniciais, ela vai determinar o que é prioritário”, explica Dr. Mateus. 

A Santa Casa destaca algumas informações importantes
a serem esclarecidas sobre o uso do Pronto-Socorro: 

1) Em uma consulta, você recebe o atendimento de um profissional especializado. Ao fazer isso, você também deixa que o pronto-socorro fique livre para atender casos mais graves. 

2) O número exagerado de acompanhantes no Pronto Socorro causa a sensação de superlotação e aumenta o risco de contaminação. Além disso, discussões e tumultos geram estresse e insatisfação em todas as pessoas no ambiente de atendimento. 

3) O Pronto Socorro não é o lugar correto para solicitação de exames e trocas de receitas, atestados de saúde e outros procedimentos que não sejam de urgência. 
(Camilla Oliveira - Comunicação e Marketing)

Nenhum comentário:

Postar um comentário