IPTU 2024

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Marisqueiras e pescadores ocupam sede do Ministério da Pesca em Salvador


Cerca de 200 pessoas, entre pescadores e marisqueiras artesanais, ocupam a sede do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) na Bahia desde a noite da quarta-feira (21/11). Os ocupantes representam os mais de 120 mil pescadores de todo o Estado baiano.

Entre as demandas estão a renovação da frota pesqueira; unidades simplificadas de apoio à pesca artesanal; galpão equipado para higienização, manipulação e armazenamento dos alimentos; caminhões frigoríficos e apoio ao projeto de formação de pescadores. Além disso, o segmento pede a suspensão da Instrução Normativa nº 06/2012, que passou a cobrar indevidamente imposto sindical da categoria.

O presidente da Associação dos Ribeirinhos e Pescadores do Lago de Sobradinho, Genivaldo da Silva, afirma que os pescadores estão impedidos ao livre acesso às áreas de pesca pelos agricultores da região. “Somos recebidos à bala pelos agricultores quando entramos no rio para pescar. Eles colocam cercas para não passarmos. Além disso, a construção de barragens sem a dragagem matam os rios”, diz.

Os manifestantes prometem ficar no local até a resolução da pauta pela superintendente federal do MPA/BA, Silvia Cerqueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário