IPTU 2024

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Festival Bonecos do Mundo é neste final de semana em Salvador

Considerado o maior festival de teatro de bonecos do País, o Sesi Bonecos do Mundo chega a Salvador. Agora na versão internacional, a 1ª edição do projeto na capital baiana encantará crianças e adultos com dez espetáculos inéditos de grupos dos Estados Unidos, Peru, Brasil, Japão, Itália e Rússia. Ao todo, são mais de 20 apresentações, que acontece gratuitamente hoje (23\11), às 19h e 21h, no Teatro Jorge Amado, Pituba e nos dias 24 e 25/11, das 16h30 às 20h30, no Jardim de Alá.

As montagens sempre prezam pela democratização do acesso à cultura. Além de gratuitos, todos os espetáculos do Jardim de Alá contarão com audiodescrição e tradução simultânea em libras. A programação completa, fotos, vídeos e outras informações podem ser conferidos no site www.sesibonecos.com.br.

O evento conta com a apresentação da banda Pato Fu, que traz ao festival o show Música de Brinquedo, no qual Fernanda Takai e os companheiros reproduzem, em arranjos originais compostos com instrumentos de brinquedo e instrumentos do universo da musicalização infantil, conhecidas canções do repertório pop nacional e internacional. A apresentação dos mineiros está marcada para o dia 24/11, às 20h30, no Jardim de Alá.

Um dos destaques é a companhia japonesa Kakashi-za, especializada desde 1952 na arte milenar do Teatro de Sombras. Em sua primeira visita ao Brasil, eles apresentam o espetáculo Sombras de Mão, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. As interessantes apresentações acontecem nos dias 23/11 (19h e 21h), no Teatro Jorge Amado, e 24/11 (19h), no Jardim de Alá.

A Rússia, com sua tradição circense, é representada no SESI Bonecos do Mundo pela companhia Viktor Antonov, que traz o Circo dos Fios, uma obra de diferentes números de circo, realizados com a técnica dos fios, apresentado no Jardim de Alá, dia 24/11 (17h) e no dia 25/11 (17h, 18h, 19h e 20h). O espetáculo é encenado por um único ator de manipulação de marionete e conta a história de um pequeno circo no qual o alegre palhaço apresenta números circenses tradicionais, como a bailarina hindu, o halterofilista e macacos acrobatas. 

Outro destaque entre as companhias brasileiras presentes no imenso festival, o grupo mineiro Giramundo monta a exposição Autômatas – Arte que Imita a Vida, que fica em cartaz nos dias 24 e 25/11, sempre das 16h30 às 21h, no Pavilhão da Exposição, montado no Jardim de Alá. A mostra, inédita na capital baiana, apresenta uma coleção de bonecos automáticos, movidos por sistemas mecânicos elétricos ou manuais, que são capazes de criar movimento, produzindo a ilusão de vida. 

Idealizado pela diretora de Criação da Aliança Comunicação e Cultura, Lina Rosa Vieira, também curadora do festival, o Sesi Bonecos (que existe nas versões Brasil e Mundo) foi criado em 2004 e já percorreu os 27 estados brasileiros, totalizando um público de 1,8 milhão de pessoas. É a primeira vez do Sesi Bonecos do Mundo em Salvador, cidade que já recebeu duas edições do Sesi Bonecos do Brasil, em 2004 e 2008, com público de 70 mil espectadores.
(Tribuna)

Nenhum comentário:

Postar um comentário