IPTU 2024

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

SISTEMA COC - Prefeitura de Cairu adota sistema de ensino de escola particular‏

Núcleo de Apoio à Municipalização de Ensino do Sistema COC será implantado da Educação Infantil aos Ensinos Fundamentais I e II da Rede Municipal...

A Prefeitura de Cairu tem como meta a excelência na Educação. Para que isto ocorra, muitos investimentos já foram feitos, a exemplo da inauguração dos Colégios Modelos da Gamboa e de Boipeba, a construção do Colégio Modelo do Morro de São Paulo, da implantação e da readequação de diversas creches por todo o arquipélago e da contratação de mais de 160 professores graduados e concursados.

Porém, não basta a estrutura física e o alto gabarito dos professores no processo de formação dos estudantes, é necessário também o investimento em métodos modernos de ensino, adequados à evolução digital, a qual atravessa o mundo contemporâneo. Para isto acaba de ser implantado pela Prefeitura de Cairu, através da Secretaria da Educação, o Sistema de Ensino COC/NAME, que tem como objeto a aquisição de conjuntos impressos contendo material destinado aos alunos e aos professores, assim como, o serviço técnico-pedagógico para o acompanhamento dos trabalhos com o corpo docente e alunos da rede municipal de ensino.  

O NAME (Núcleo de Apoio à Municipalização de Ensino) do Sistema COC propõe ações que contemplam as necessidades pedagógicas de Cairu, pois o sistema apresenta situações contextualizadas, ou seja, há inter-relação entre o material didático, o portal de educação, a assessoria pedagógica presencial e a formação continuada à distância. Esta proposta pedagógica, velha conhecida das escolas particulares, agora é aplicada à rede pública de ensino. Em São Paulo, por exemplo, 25% da rede pública tem parceria com a rede particular.

Este novo material didático possibilita a integração entre os conteúdos de um mesmo ano, além de trazer procedimentos e metodologias para vários tipos de atividades em sala de aula.

O NetName, portal de serviços educacionais (www.netname.com.br), oferece a todos os professores materiais que complementam a coleção impressa, com amplo acervo de conteúdo extra e digital. Há ainda o recuso das vídeo-aulas, com professores atuando em sala de aula, além de aulas prontas para auxiliar o docente.

Também será oferecido a formação continuada dos professores via web, através do portal educacional. Assim será dado a oportunidade para que o corpo docente prossiga os estudos na área, com horários flexíveis e de modo interativo.

Todas essas ferramentas auxiliarão os 4.863 alunos da educação infantil e dos ensinos fundamentais da rede municipal, os docentes e os pais de alunos,  possibilitando o desenvolvimento de habilidades relacionadas ao letramento digital, desde questões básicas para manipulação de computadores e acesso à internet, até discussões acerca do impacto da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem.

Também estão previstas visitas pedagógicas realizadas bimestralmente por orientadores pedagógicos do NAME em todas as salas de aula do município, criando um vínculo de proximidade entre a equipe gestora, professores e alunos.

Todo este aparato possibilitará, certamente, um salto significativo na qualidade da educação municipal, como já vem sendo comprovado por outros municípios que adotaram este método.

De acordo com o ranking de avaliação do MEC, a união dos governos municipais com a iniciativa privada tem gerado boas exceções no cenário educacional brasileiro, tão marcado pelos baixos índices de desempenho.

Hoje já se pode apontar que 95% dos municípios parceiros do NAME apresentam resultados acima da média nacional do IDEB e entre as 5 melhores escolas do Brasil, 4 são parceiras do NAME\COC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário